Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Celulares fazem parte de transmissão de Covid-19, mostra estudo do Hospital das Clínicas de SP

Pesquisa fez exames em 51 aparelhos de profissionais de saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um estudo feito pelo Hospital das Clínicas de SP mostra que telefones celulares podem fazer parte da rede de contaminação pelo novo coronavírus em instituições hospitalares —e, portanto, fora delas também.

PERGUNTA 

Na pesquisa, 51 profissionais que trabalhavam em uma UTI exclusiva para Covid-19 foram questionados sobre os cuidados que tomavam com seus aparelhos —que eram usados também no hospital.

RESPOSTA 

Entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, 100% relataram que higienizavam os telefones e as mãos de forma adequada. Entre profissionais de limpeza, o percentual caiu para 80% —índice considerado ainda alto.

MORADA 

Depois disso, os pesquisadores recolheram os telefones dos profissionais e coletaram material de suas superfícies. Em dois deles, foram encontrados materiais genéticos do novo coronavírus.

DNA 

Em exames laboratoriais, verificou-se que o vírus encontrado não cresceu em cultivo e não estava mais infectante. “Mas o DNA dele estava nos celulares”, diz a infectologista Silvia Costa, do HC de SP e orientadora do estudo. Ele é assinado pela médica equatoriana Evelyn Espinosa, que faz doutorado no hospital.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.