Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Estado de SP registra 190 óbitos durante 'apagão de dados'

Normalização de acesso a sistema para notificação de casos graves e óbitos ocorreu na terça (10), após cinco dias de instabilidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O estado de São Paulo registrou 190 óbitos por Covid-19 entre os dias 6 e 10 de novembro. O dado é divulgado somente nesta quarta (11), após instabilidade no Sivep, sistema do Ministério da Saúde utilizado por serviços de saúde e muncípios para notificação de casos graves e óbitos.

Recentemente, diversos órgãos governamentais foram afetados por um ataque cibernético. Rio de Janeiro e Minas Gerais também não divulgaram dados referentes à Covid-19 nos últimos dias. O Amapá continua sem dados atualizados, mas por causa do apagão que afeta o estado.

A normalização do acesso ocorreu somente na noite de terça-feira (10), o que possibilitou a extração dos dados pelo governo paulista. De terça para quarta, São Paulo registrou 3.421 novos casos de Covid-19. Ao todo, o estado já soma 1.150.872 casos desde a chegada da pandemia do novo coronavírus ao Brasil.

De acordo com a Secretaria de Saúde de São Paulo, o número de 190 óbitos contabilizados provavelmente é inferior ao real. "Com a retomada do sistema, é esperado que as prefeituras notifiquem estes óbitos 'represados' dos últimos cinco dias, o que pode gerar uma falsa ideia de alta de mortes nos próximos dias", afirma a pasta.

São Paulo registra atualmente 39.907 mortes causadas pela Covid-19.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.