Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Covid-19 acelera e cidade de SP pode chegar a pico máximo de 20 mil casos da primeira onda

Capital paulista registra 443.695 infectados confirmados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se a capital paulista mantiver o ritmo de novas contaminações de Covid-19 registradas nos últimos sete dias, a cidade deverá chegar à marca de 20 mil casos em um dia em 17 de dezembro. Esse total é equivalente ao pico visto no fim de abril e início de maio, ápice da pandemia, quando a cidade apontou 19.728 novos infectados confirmados em um período de 24 horas.

A previsão é da Secretaria Municipal de Saúde. "É o momento de muita preocupação", afirma o titular da pasta, Edson Aparecido. "E temos que destacar que em abril e maio havia uma adesão muito maior às medidas sanitárias de isolamento da quarentena", segue ele.

São Paulo registrou um total de 443.695 infectados nesta quinta (10), o equivalente a 14.461 a mais do que quarta (9) --a média móvel (calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete) desta quinta aponta 350 casos.

O Brasil registrou 769 mortes pela Covid-19 e 53.425 casos da doença, nesta quinta-feira (10). Com isso, o país chegou a 179.801 óbitos e a 6.783.543 de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

O país também tem mantido o aumento na média móvel de mortes em relação a 14 dias atrás. O valor em questão tem ficado acima de 600 mortes. Todas as regiões, menos o Norte, tiveram saltos superiores a 20% na média móvel de óbitos.

Além dos dados diários do consórcio, a Folha também mostra a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

De acordo com os dados coletados até as 20h, a média de mortes nos últimos sete dias é de 642, o que representa aumento de 34% em relação a 14 dias atrás, um cenário de crescimento da pandemia. Nas últimas semanas, o país variou entre situações de queda da média, chegando a uma estabilidade posterior e, recentemente, passando a apresentar crescimentos.

Os dados são fruto de colaboração inédita entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins apresentam aumento da média móvel de mortes em relação ao dado de 14 dias atrás.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.