Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu mostra de cinema

Deputados querem sustar deliberação da Ancine de adiar decisão sobre cota de tela para 2021

Parlamentares protocolaram dois projetos de decreto legislativo nesta quinta (10)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de 12 deputados federais protocolou nesta quinta-feira (10) um projeto de decreto legislativo que susta a deliberação da diretoria da Ancine (Agência Nacional do Cinema) de adiar a fixação da cota de tela do ano de 2021. A regra garante espaço para filmes nacionais nos cinemas brasileiros.

No texto, os parlamentares afirmam que a decisão "representa claro desrespeito à ordem constitucional, ao não só não garantir o incentivo à cultura, mas coibi-lo".

Fachada da Ancine, a Agência Nacional do Cinema, na região central do Rio de Janeiro, em foto de 2019
Fachada da Ancine, a Agência Nacional do Cinema, na região central do Rio de Janeiro, em foto de 2019 - Lucas Tavares/Folhapress

O documento tem autoria de Áurea Carolina (PSOL) e coautoria de David Miranda (PSOL), Benedita da Silva (PT), Alexandre Padilha (PT), Jandira Feghali (PCdoB), Paulo Teixeira (PT), Lídice da Mata (PSB), Erika Kokay (PT), Túlio Gadêlha (PDT), Tadeu Alencar (PSB), Glauber Braga (PSOL) e Airton Faleiro (PT).

Os parlamentares também protocolaram um segundo projeto de decreto legislativo, que visa sustar outra deliberação da Ancine que cancela os saldos de algumas chamadas públicas referentes aos últimos quatro anos e extingue o regulamento geral do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav).

O Prodav é responsável pelo fomento na produção, distribuição, comercialização e exibição de conteúdo audiovisual brasileiro.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.