Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Governo Bolsonaro estuda estender prazo de uso de recursos da Lei Aldir Blanc

O secretário Mario Frias tem conversado diretamente com o presidente Jair Bolsonaro sobre a possibilidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo federal estuda estender o prazo para que estados e municípios repassem os recursos da Lei Aldir Blanc, de auxílio emergencial ao setor cultural, aos artistas e projetos inscritos. Pela norma, ele se encerraria no próximo dia 31.

ALÔ 

O secretário Especial da Cultura, Mario Frias, tem conversado diretamente com o presidente Jair Bolsonaro sobre a possibilidade. “Estamos tentando a dilação do prazo da Lei Aldir Blanc para que os municípios e estados possam se preparar melhor para fazer com critério a distribuição dos recursos emergenciais”, afirma Frias à coluna.

RASCUNHO 

A ideia é que esse prazo seja estendido até 31 de dezembro de 2021. Uma proposta de decreto deve ser apresentada até a semana que vem para o presidente Bolsonaro.

ECO 

Esse movimento também encontra coro na Câmara e no Senado. Há ao menos três projetos de lei em tramitação na Câmara sobre o tema. No Senado, foi aprovada em plenário uma proposta que estende o prazo para todos os recursos recebidos da União para ações de enfrentamento da epidemia —a matéria foi remetida à Câmara em setembro.

LINHA DO TEMPO 

O governo Bolsonaro regulamentou a Lei Aldir Blanc em agosto, após pressão da classe artística, que apelou ao Congresso. No total, serão destinados R$ 3 bilhões ao setor.

QUARENTENA

IVAN FINOTTI (interino) com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.