Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'Depois de dois anos de massacre, fico satisfeito', diz Flávio Bolsonaro sobre julgamento do STJ

Filho do presidente deu entrevista à coluna ao lado do advogado Frederick Wassef, que afirmou que a denúncia das rachadinhas 'não vai subsistir'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos - RJ) diz que ficou "satisfeito" com o resultado do julgamento do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que anulou, nesta terça (23), a quebra de sigilo bancário e fiscal determinada judicialmente contra ele pela Justiça do Rio de Janeiro, no âmbito das investigações do escândalo da "rachadinha".

"Depois de dois anos de massacre, fico satisfeito", afirma Flávio, que deu entrevista à coluna por Face Time ao lado do advogado Frederick Wassef, autor do habeas corpus que foi julgado pelo STJ. Os dois estavam em um hotel na capital federal.

"Por consequência óbvia [do julgamento do STJ], aquela denúncia [das rachadinhas] não vai subsistir. Ela foi toda baseada em provas nulas e ilegais", diz o advogado.

Flávio Bolsonaro
O senador Flávio Bolsonaro e o advogado Frederick Wassef em entrevista à coluna por Face Time - Arquivo pessoal

A coluna questionou se o resultado do julgamento não alimentaria o discurso de que investigações de escândalos de corrupção de personagens relevantes sempre encontram obstáculos, gerando uma sensação de impunidade.

"Para mim isso não se aplica. Sempre estive à disposição da Justiça. Entreguei minhas declarações de imposto de renda, nunca escondi nada. Mas partiram para uma perseguição, vazando informações fora de contexto para parte da mídia, fazendo uma devassa e todas as atrocidades possíveis na vida das pessoas que me cercam". Ele cita a mulher, Fernanda Bolsonaro, que também é investigada.

"O STJ desnudou toda a violência", afirma ainda o senador, citando investigações contra eles feitas pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividade Financeira).

"Fizeram um ajuntamento de extratos bancários e divulgaram ilações", diz o advogado Wassef. "Flavio Bolsonaro vendeu um bombom, é lavagem de dinheiro, recebeu por um litro de leite, é lavagem de dinheiro", afirma Wassef.

O advogado, que adotou postura discreta depois que Fabrício Queiroz, ex-assessor da família Bolsonaro envolvido no escândalo, foi encontrado em um sítio dele em Atibaia, diz que nunca deixou de defender Flávio Bolsonaro

"Nunca deixei de ser advogado dele. Sou defensor dele em vários processos, com procuração", afirma.
O filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro é acusado de liderar um esquema de "rachadinha em seu antigo gabinete na Assembleia Legislativa, levado a cabo por meio de 12 funcionários fantasmas entre 2007 e 2018, período em que exerceu o mandato de deputado estadual.

Nesta terça (23), os ministros da Quinta Turma do STJ, encarregada de analisar a matéria, identificaram problemas de fundamentação na decisão judicial que determinou a quebra do ​​sigilo bancário e fiscal de Flávio Bolsonaro. Por maioria dos votos, derrubou a quebra.

Flávio foi denunciado em novembro de 2020 pela Promotoria fluminense pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Ele sempre negou as acusações.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.