Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Governo Bolsonaro arquiva projeto de peça sobre ditadura na Rouanet

A companhia teatral BR116, que atua há dez anos, nunca tinha tido problema com aprovação de projetos na norma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um projeto da companhia teatral BR116 para encenar a peça “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes, que buscava aprovação na Lei de Incentivo à Cultura, o novo nome da Lei Rouanet, foi arquivado pela Secretaria Especial da Cultura do governo federal.

FREIO DE MÃO 

Segundo a companhia, não houve qualquer justificativa pela decisão. O grupo, que atua há dez anos, nunca tinha tido problema com aprovação de projetos na Rouanet.

FREIO 2 

O texto da peça trata de uma metáfora das torturas do regime militar no Brasil a partir de um episódio histórico: o de Branca Dias, que foi condenada pela Inquisição por salvar um padre do afogamento. Procurada, a secretaria não respondeu.

LINHA... 

Esse não é o primeiro caso de rejeição da Rouanet que chama a atenção da classe artística nos últimos dias. Na semana passada, a coluna antecipou que o Instituto Vladimir Herzog teve seu projeto de plano anual para 2021 reprovado pelo governo federal —a primeira rejeição em dez anos.

... DO TEMPO 

A entidade afirmou que o projeto foi indeferido sem a apresentação de qualquer parecer que demonstrasse fundamentação legal.

MEGAFONE 

Nas redes sociais, o secretário Mario Frias (Cultura) rebateu a informação e disse que “esta é a primeira vez, em dez anos, que se aplica a legislação de forma correta”.

MEGAFONE 2 

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho de Jair Bolsonaro, reforçou o coro. Ele afirmou que o governo é técnico e disse que “se fossem dar Rouanet para um Instituto de nome Brilhante Ustra diriam é ideologização”.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.