Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Três instituições de SP ainda não vacinaram idosos e pessoas com deficiência, diz defensoria

Abrigos, que já deveriam ter iniciado imunização contra a Covid-19, estão localizados em Jaú, Santos e Registro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao menos três instituições de longa permanência e residências inclusivas para idosos e pessoas com deficiência no estado de São Paulo ainda não vacinaram e não sabem quando vão receber os imunizantes contra a Covid-19 —embora seus residentes integrem o grupo prioritário.

MAPA

Elas estão localizadas nos municípios de Jaú, Santos e Registro. O levantamento foi feito pela Defensoria Pública de São Paulo, que oficiou 194 instituições de longa permanência conveniadas com o poder público a fim de acompanhar o cumprimento do plano de vacinação.

NADA SEI

Algumas instituições relataram que nem sequer foram contatadas pelas autoridades municipais de saúde, responsáveis pela distribuição. A defensoria acionou as prefeituras para obter esclarecimentos, mas não teve retorno. A coluna também tentou contato, mas não houve resposta até a publicação deste texto.

CUIDADO

“São pessoas que não têm família ou que foram abandonadas, que não vão ter ninguém por elas, a não ser que a defensoria vá atrás. É um grupo muito vulnerável”, destaca a defensora Renata Tibyriçá, do Núcleo Especializado dos Direitos das Pessoas Idosas e da Pessoa com Deficiência.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.