Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Defensoria de SP consegue soltar homem preso por dois anos sem defesa

Suspeito foi detido pelo crime de roubo no interior de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Defensoria Pública de SP conseguiu a soltura de um homem que estava preso preventivamente por dois anos sem nunca ter recebido citação válida para comparecer em audiência judicial para avaliar o seu caso.

TEMPO 

O homem foi detido em flagrante, em 2019, acusado pelo crime de roubo. Em audiência de custódia no mesmo dia, a prisão em flagrante foi convertida em preventiva. Desde então, o preso aguardou para apresentar a sua defesa

TEMPO 2 

O defensor público Paulo Eduardo Pereira Rodrigues pediu a revogação da prisão preventiva por constrangimento ilegal decorrente de excesso de prazo para formação da culpa. No começo deste mês, o defensor impetrou pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça de SP (TJ-SP).

SEM MOTIVO 

Em sua decisão, o desembargador Xavier de Souza, da 11ª Câmara de Direito Criminal do TJ-SP, acolheu os argumentos da defensoria e concedeu liminar para revogar a prisão preventiva. “Não há nenhuma peculiaridade que justifique a permanência do paciente no cárcere por mais de dois anos sem que sequer tenha se iniciado a instrução processual”, afirmou o magistrado.

INCOMUM 

“Trata-se de uma situação grave, pouco usual, de pessoa presa há mais de dois anos preventivamente e que sequer foi citada”, afirma Pereira Rodrigues. “A ilegalidade da manutenção da prisão cautelar por excesso de prazo é patente.”

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.