O boletim da plataforma InfoGripe da Fiocruz, que registra as internações e os óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no Brasil, mostra que dez estados brasileiros já superaram, em 2021, o pico de casos registrados no ano passado. No plano nacional, o recorde também foi alcançado, com 28 mil novos casos entre 14 e 20 de fevereiro, contra 23 mil de maio de 2020.
RECORDE
A plataforma é considerada uma das mais eficientes para estimar os casos de Covid-19 no país —mesmo aqueles que não foram confirmados por exames laboratoriais. Isso porque compara a média de Srag de anos anteriores à epidemia do coronavírus com o que ocorre agora, evidenciando uma explosão de hospitalizações e mortes.
RECORDE 2
A situação é especialmente chocante no Rio Grande do Sul. No ano passado, o estado registrou um pico de 1.317 casos semanais na primeira semana de dezembro.
RECORDE 3
No fim de fevereiro, o estado registrou 2.700 novos casos de Srag em apenas uma semana.
LISTA
Os estados de Rondônia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Goiás também já registraram, neste ano, os mais altos números observados em 2020.
LISTA 2
O boletim mostra ainda que 17 estados apresentam tendência de alta, moderada ou forte, nos casos de Srag. Na semana anterior, eram 11 unidades da federação.
QUARENTENA
com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.