Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Juristas e ex-ministros da Justiça assinam manifesto de apoio a Dora Cavalcanti para a presidência da OAB de São Paulo

Eles dizem que chegou a hora de ter uma mulher à frente da entidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um manifesto assinado por oito dos maiores juristas e advogados do país —quatro deles, ex-ministros da Justiça— apoia o nome da advogada Dora Cavalcanti para presidir a OAB de São Paulo.

"Chegou a hora de termos uma mulher na direção", afirma o texto. "A pré-candidatura de Dora Cavalcanti traz para a OAB/SP a oportunidade de dar as mãos à sociedade para retomar a caminhada do Direito na promoção da cidadania", segue.

Aos 50 anos, 25 deles dedicados à advocacia, Dora Cavalcanti é uma das mais respeitadas e conhecidas profissionais de Direito do país. Em março, numa entrevista à Folha, ela afirmou que mulheres e negros na OAB não poderiam servir só para servir cotas e pôs seu nome à disposição para a disputa da OAB-SP. A eleição é em novembro.

A advogada Dora Cavalcanti
A advogada Dora Cavalcanti - Zô Guimarães-3.mar.2021/Folhapress

No ano passado, Dora advogou pela implementação de igualdade de gênero e equidade racial na estrutura da OAB. Após vitória suada no conselho federal, o movimento de mulheres organiza chapas em todo o país.​

O manifesto de apoio a ela é assinado pelos juristas Celso Antônio Bandeira de Mello e Dalmo Dallari, pelas advogadas e professoras Sueli Dallari e Weida Zancaner e pelos advogados e ex-ministros da Justiça José Carlos Dias, José Gregori e Miguel Reale Júnior, que ocuparam a pasta no governo de Fernando Henrque Cardoso, e José Eduardo Cardozo, que foi ministro de Dilma Rousseff.

Leia, abaixo, a íntegra:

"O Direito sempre acompanhou a evolução da sociedade, e um dos maiores passos civilizatórios de nosso tempo é o das mulheres na conquista de espaços decisórios. A aprovação da paridade de gênero nas chapas eleitorais à OAB foi uma atitude mais do que justa do Conselho Federal de reconhecer a relevância das mulheres na Advocacia. Mas queremos muito mais do que simplesmente preencher a cota feminina na OAB. Chegou a hora de termos uma mulher na direção. A pré-candidatura de Dora Cavalcanti traz para a OAB/SP a oportunidade de dar às mãos à sociedade para retomar a caminhada do Direito na promoção da cidadania.

Apoiamos a pré-candidatura de Dora Cavalcanti à presidência da OAB/SP porque ela reúne todos os atributos para inaugurar com honradez e competência a condição de primeira mulher a ocupar o cargo.

Apoiamos Dora Cavalcanti por sua luta incansável em defesa das prerrogativas das advogadas e advogados.

Apoiamos Dora Cavalcanti porque a OAB precisa zelar pelo direito do brasileiro à Saúde e combater a truculência do Estado contra o cidadão, seja nas ações policiais sem planejamento, na omissão diante da violência doméstica ou no desrespeito à dignidade dos vulneráveis.

Apoiamos Dora Cavalcanti por seu desempenho impecável à frente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa - IDDD e do Innocence Project Brasil no combate ao grave problema da condenação de inocentes no Brasil.

Apoiamos Dora pois está na hora de a maior Seccional da OAB ter a fotografia de mulheres em sua galeria de presidentes.

Celso Antônio Bandeira de Melo

Dalmo Dallari

José Carlos Dias

José Eduardo Martins Cardozo

José Gregori

Miguel Reale Júnior

Sueli Dallari

Weida Zancaner"

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.