Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Fiocruz amplia produção diária de vacinas para 1,1 milhão de doses

Velocidade teria esgotado os insumos até agora disponíveis para a fabricação do imunizante, mas novos lotes já estão desembarcando no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) ampliou a capacidade de sua produção de vacina contra a Covid-19, de 600 mil doses diárias para 1,1 milhão.

VELOZ

Com isso, pretende finalizar a produção de 48 milhões de doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca, que iniciou em março, nos próximos dias. A finalização da entrega desse primeiro lote de doses está prevista para a primeira semana de junho.

ESTUFA

O intervalo entre a produção e a entrega é explicado pelo fato de amostras de cada lote terem que ficar por 14 dias em uma estufa a 37º para garantir a esterilidade delas.

INTERVALO

A aceleração na produção fez com que a fábrica consumisse a totalidade do IFA, a matéria-prima das vacinas, em prazo menor do que o previsto. Por isso, a produção deve parar na próxima quinta (20). E só será retomada depois que novos insumos, que já estão chegando ao Brasil, forem descongelados e estiverem prontos para ser usados.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.