Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Pressão de setor financeiro por autonomia do BC incomoda ministros do STF

Ação contra regra foi apresentada pelo PSOL e já está sendo julgada no plenário virtual da Corte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A defesa da autonomia do Banco Central (BC), que está sendo discutida no STF (Supremo Tribunal Federal), vem causando incômodo em ministros que estão debruçados sobre o tema. Eles reclamam de que representantes de bancos privados, parlamentares e integrantes do governo têm feito intensa pressão para que a lei seja declarada constitucional.

PANELA DE PRESSÃO 

O PSOL e o PT entraram com uma ação questionando a aprovação da nova regra, que prevê mandato de quatro anos para diretores do BC, não coincidentes com o do presidente da República.

PANELA 2 

O ministro Ricardo Lewandowski, relator da ação, já votou aceitando os argumentos dos partidos, e contra a forma de aprovação das novas regras pelo Congresso. Segundo ele, a matéria seria pertinente à organização do Executivo. E um projeto de iniciativa dos parlamentares não poderia, portanto, definir as mudanças que a lei aprovada prevê.

TEMPO 

O julgamento foi interrompido por pedido de vista do ministro Luís Roberto Barroso, que devolveu o caso para julgamento na segunda (21). Com isso, ele deve recomeçar na sexta (25).​

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.