Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Congressista de ultradireita foi levada aos Bolsonaros pelo deputado Gil Diniz

Diniz afirma que Beatrix von Storch condena o regime nazista e não pode ser responsabilizada por seus antepassados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O encontro entre Jair Bolsonaro (sem partido) e a vice-líder do partido AfD (Alternativa para Alemanha), a deputada de ultradireita Beatrix von Storch, contou com a intermediação do deputado estadual por São Paulo Gil Diniz (sem partido). Ele que primeiro fez a ligação dela com Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), deputado federal e filho do presidente.

LINHA DIRETA

Beatrix é neta de Lutz Graf Schwerin von Krosigk, ministro das Finanças de Adolf Hitler na Alemanha nazista, e já foi investigada por incitação ao ódio contra muçulmanos. O encontro dela com Bolsonaro gerou comoção e repúdio de diversas entidades judaicas. E mesmo judeus alinhados com Bolsonaro ficaram indignados.

0
A deputada alemã Beatrix von Storch, vice-líder do partido de ultradireita AfD durante encontro com o presidente Jair Bolsonaro. - beatrix.von.storch no Instagram

LINHA 2

Gil Diniz conta que foi procurado por representantes do movimento conservador no Chile, ligado ao marido da congressista alemã, e sua assessoria fez a ponte com os deputados Eduardo Bolsonaro e Bia Kicis (PSL-DF). E afirma que ele mesmo pediu a Jair Bolsonaro que recebesse Beatrix. “O presidente falou: ‘Consigo dez minutos’”, relembra Diniz, que esteve em Brasília na semana passada. O bate-papo ocorreu na quinta (22) e não constou na agenda oficial da Presidência.

MITO

“Os europeus, espanhóis, alemães e até mesmo representantes da Hungria e Inglaterra enxergam o presidente [Bolsonaro] como o principal líder conservador do mundo com mandato. Eles mesmos procuram a gente para entender a nossa realidade, como o presidente vem se consolidando, como a direita no país vem se organizando”, explica.

O deputado Gil Diniz
O deputado estadual Gil Diniz - José Antonio Teixeira/Alesp

MITO 2

“Trocamos figurinha para organizar esse movimento [conservador] a nível de América Latina e a nível global", segue.

PESSOAS BOAS

Gil Diniz rebate as acusações contra a deputada. “Eles [Beatrix e seu marido, Sven Von Storch] são pessoas boníssimas. Nada a ver essa história de acusá-los”, afirma. “Ela condena o regime nazista assim como nós e não pode ser responsabilizada por ações de seus antepassados. Acho que o preconceito é contra ela, tanto por ser mulher quanto por ser alemã. A xenofobia é dos brasileiros que a acusam de nazista.”

EM BREVE

Diniz afirma que deve receber a congressista alemã na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) para uma nova rodada de conversas na próxima quarta-feira (28).

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.