Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Corregedor do TCU quer paridade de gênero em banca do próximo concurso da corte

Ministro Bruno Dantas ainda sugere que a proposta passe a valer em todos os futuros concursos do TCU

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O corregedor do TCU (Tribunal de Contas da União), ministro Bruno Dantas, propôs a criação de uma cláusula que exija a paridade de gênero entre os membros da banca examinadora do próximo concurso de ingresso nas carreiras da corte.

REGRA 

O mecanismo, que garantiria a participação igualitária de homens e mulheres, funcionaria como um pré-requisito para a contratação da empresa responsável pelo processo seletivo. O ministro ainda sugere que a proposta passe a valer em todos os futuros concursos do TCU.

O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas
O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas - UOL - 12.fev.2020/Folhapress

PAUTAS 

Enquanto vice-presidente do tribunal, Dantas afirma que tem como prioridade a abordagem de questões como assédio, igualdade de gênero e respeito à diversidade em seu ambiente de trabalho. “O TCU é uma instituição majoritariamente masculina, com apenas duas mulheres entre as autoridades da Casa”, diz o ministro em ofício enviado à presidente da corte, Ana Arraes.

BÁSICO 

“Esse cenário contribui para que temas dessa natureza tenham sido tratados com menor prioridade até pouco tempo, o que considero lamentável. O aumento da participação feminina no mundo do trabalho, além de comprovadamente trazer benefícios para os resultados das organizações, é, sobretudo questão de cidadania”, segue Dantas.​

NO TOPO

Da esquerda para a direita, o fotógrafo Roger Cipó, o humorista Hélio De La Peña, a historiadora Caroline Sodré, o diretor Rodrigo Pitta (sentado) e a modelo Loo Nascimento (sentada) - André Lucas/UOL/Divulgação

O humorista Hélio de La Peña, a historiadora Caroline Sodré, a modelo Loo Nascimento e o fotógrafo Roger Cipó apresentarão a série documental “Preto a Porter”, do UOL, criada e dirigida por Rodrigo Pitta. A atração, que tem estreia prevista para agosto, trará entrevistas com nomes como Gilberto Gil, Carlinhos Brown e Ícaro Silva.

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.