Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Decreto da Rouanet impede Doria de inaugurar museus sem autorização do governo Bolsonaro

Secretário Sérgio Sá Leitão diz que decreto é 'eivado de ilegalidades' e que governo está estudando medidas legais cabíveis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O novo decreto do governo Bolsonaro sobre a Lei Rouanet, divulgado nesta semana, eleva o tom da disputa entre Frias e o Governo de SP. Um dos parágrafos que foi inserido determina que a inauguração, a divulgação e a promoção dos projetos que utilizaram recursos da Rouanet por parte de estados e municípios só poderão ocorrer após a autorização do governo federal.

CABO DE GUERRA 

Desde o começo do ano, Frias tem atacado o governador João Doria e o secretário estadual da Cultura de SP, Sérgio Sá Leitão, afirmando que as obras do Museu do Ipiranga e do Museu da Língua Portuguesa são custeadas pelo governo federal, e não por SP. Dessa forma, o Governo de SP só poderá inaugurar os dois equipamentos com a autorização da pasta.

CALMA LÁ 

À coluna, Sá Leitão diz que a avaliação do Governo de SP é a de que o decreto é “eivado de ilegalidades”, fere o pacto federativo e afirma ainda que estão estudando medidas legais cabíveis. “É um governo que não faz nada na área da cultura e quer atrapalhar quem faz”, diz.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.