Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Amostra de paciente suspeito de infecção pela ômicron tem baixa carga viral e pode impedir confirmação de variante no Brasil

Brasileiro desembarcou no país no sábado (27), de um voo vindo da África do Sul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O exame de Covid-19 do passageiro brasileiro suspeito de ter se infectado com a variante ômicron tinha uma carga viral considerada baixa —o que pode dificultar o sequenciamento do vírus e impedir que se saiba se, de fato, o Brasil está diante do primeiro caso confirmado de infecção pela nova linhagem do coronavírus.

Fluxo de pessoas no aeroporto de Guarulhos, na Grande SP; passageiro vindo da África testou positivo para Covid-19 e estudo está analisando se ele tem a cepa ômicron do novo coronavírus
Fluxo de pessoas no aeroporto de Guarulhos, na Grande SP; passageiro vindo da África testou positivo para Covid-19 e estudo está analisando se ele tem a cepa ômicron do novo coronavírus - Eduardo Anizelli - 30.out.21/Folhapress

PEDRA

A amostra chegou ao Instituto Adolfo Lutz no domingo (28). O resultado do sequenciamento deveria ficar pronto na quarta (1º) —mas seu resultado, caso as dificuldades não sejam contornadas, pode ser indefinido. Os cientistas envolvidos no desafio redobram esforços para superá-lo e se dizem confiantes, apesar do problema inesperado.

CHEGUEI

O passageiro desembarcou no Brasil no sábado (27), de um voo vindo da África do Sul, onde a nova variante foi identificada pela primeira vez.

REPETECO

Ele tinha feito um teste PCR com 72 horas de antecedência, como exige a lei. O resultado tinha sido negativo. Depois de desembarcar, no entanto, o brasileiro fez um novo teste, ainda no laboratório do aeroporto de Guarulhos —e confirmou que estava com Covid-19.

ALERTA

Nesta segunda, a Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu que a nova cepa representa um um risco muito elevado para o planeta.

ALERTA 2

"Dadas as mutações que poderiam conferir a capacidade de escapar de uma resposta imune, e dar-lhe uma vantagem em termos de transmissibilidade, a probabilidade de que a ômicron se propague pelo mundo é elevada", afirmou a entidade. Até o momento, não houve registro de morte associada à variante.

ALERTA 3

A OMS ainda classificou a nova cepa como "variante de preocupação", por causa do potencial risco de ser mais transmissível que as anteriores. Mesmo antes dessa avaliação, o grande número de mutações da variante gerou uma grande onda de atenção em vários países do mundo.

MOVIMENTO

Otto Blodorn/Divulgação

O Coletivo Impermanente apresentará, nos dias 6 e 7 de dezembro, a performance "O que Meu Corpo Nu te Conta?", dirigida por Marcelo Varzea. A apresentação conta com 36 atores e traz relatos confessionais de autoficção sobre temas como homofobia, gordofobia, machismo, racismo, compulsão, transfobia e maternidade. A direção de movimento da performance é assinada por Erica Rodrigues.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.