Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Instituto Adolfo Lutz identifica primeiros casos de Influenza A desde maio de 2020

Relaxamento das medidas de prevenção ao coronavírus pode se refletir na circulação de outros patógenos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, identificou pela primeira vez, desde maio do ano passado, dois casos de Influenza A em exames feitos em seu laboratório. O sinal de alerta está ligado.

GRIPE FORTE

Uma das suspeitas é de que o relaxamento maior das medidas de prevenção ao novo coronavírus por parte da população comece a se refletir na circulação de outros patógenos.

GRIPE 2 

"A nossa preocupação maior segue sendo o coronavírus. Mas flexibilizações do uso de máscaras, por exemplo, pode facilitar a disseminação de outras doenças", diz Adriano Abbud, diretor de respostas rápidas do instituto.

LENTE 

O Adolfo Lutz colhe amostras regularmente de hospitais do estado para sequenciá-las para todos os tipos de vírus respiratórios, como medida de vigilância sanitária.

LENTE 2  

Com isso, o surgimento ou a volta de novos patógenos é rapidamente identificado, orientando políticas públicas para combater a doença.

RÉGUA

A ausência de casos de gripe desde maio vinha surpreendendo positivamente os analistas. Em 2019, 800 casos de Influenza tinham sido observados pelo instituto.

BLOQUEIO 

A máscara é considerada a principal responsável pelo que os integrantes do Lutz diziam, brincando, ser a "erradicação" da gripe no estado. Mas agora os casos estão de volta. Resta saber com que força.

À MESA

A ministra Maria Claudia Bucchianeri (ao centro), do Tribunal Superior Eleitoral, com as empresárias Luiza Trajano e Chieko Aoki em jantar em sua homenagem, na quarta (24), em São Paulo. O deputado estadual Emidio de Souza (PT), a diretora da Apcer, Alessandra Gaspar Costa, a secretária municipal de Relações Exteriores, Marta Suplicy, e o advogado Marco Aurélio de Carvalho foram cumprimentar a magistrada. O evento, no restaurante Cantaloup, foi organizado pelas advogadas Gabriela Araujo, Priscila Pamela e Maíra Recchia. A advogada Gabriela Prioli e a ativista Preta Ferreira passaram por lá.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.