Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Governo Bolsonaro inicia conversas com laboratórios para compra de remédios contra a Covid-19

Pílula antiviral experimental da Pfizer e coquetel de anticorpos da AstraZeneca estão no horizonte do Ministério da Saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério da Saúde já iniciou conversas com a Pfizer e a AstraZeneca para a aquisição de remédios contra a Covid-19 —passo seguinte à campanha de vacinação, que deve terminar a sua primeira fase ainda este ano, mas se tornar periódica no país, com doses de reforço.

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Pedro Ladeira - 13.jul.2021/Folhapress

RECEITA

Um dos remédios que estão no horizonte da pasta é a pílula antiviral experimental da Pfizer que, combinada com uma outra droga, o antiviral ritonavir, reduziu risco de hospitalização e morte por Covid em 89% em pacientes de alto risco.

RECEITA 2

A pílula ainda está em teste e só poderia ser adquirida pelo Brasil depois de aprovada pela Anvisa.

RECEITA 3

Uma outra alternativa estudada é a aquisição do coquetel de anticorpos testados pelo laboratório anglo-sueco AstraZeneca. Testado em pacientes considerados de alto risco de desenvolver a forma grave da doença, ele reduziu casos graves, ou morte, em 67% dos casos.

RECEITA 4

Há ainda expectativa positiva em relação ao antiviral molnupiravir, que está sendo testado também no Brasil, pela Fiocruz. O medicamento é do laboratório MSD (Merck, nos EUA).

PIPOCA

O ator Rodrigo Santoro esteve na pré-estreia para convidados de "Galeria Futuro" no cinema Estação Net Gávea, no Rio. O cantor Fran Gil levou a filha, Sol, para assistir ao filme que tem seu pai, Otávio Muller, no elenco. A executiva da Globo Filmes Simone Oliveira e Afonso Poyart, codiretor do longa junto com Fernando Sanches, participaram da sessão.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.