Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Câmara debate alterar estatuto do idoso para permitir aumento de planos de saúde

Minuta de projeto já circula entre integrantes da comissão que discute o tema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para estudar mudanças nas leis dos planos de saúde já discute uma alteração drástica na legislação: a modificação de artigo do estatuto do idoso que veda a discriminação deles "nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade".

Plenário da Câmara durante sessão deliberativa extraordinária - Antônio Augusto - 9.nov.2021/Câmara dos Deputados

GUINADA RADICAL

De acordo com uma minuta que circula entre parlamentares da comissão, a essa frase seria acrescentada uma vírgula e depois a sentença: "sendo permitida a aplicação parcelada do reajuste da última faixa etária após os sessenta anos".

BOMBA

A redação caiu como uma bomba entre especialistas em defesa do consumidor e estudiosos do mercado.

CAMUFLAGEM

"Sob a aparência de um parcelamento, estará sendo permitido, na prática, o aumento periódico dos preços dos planos para os mais velhos, o que hoje não é admitido", diz o professor Mário Scheffer, do departamento de Medicina Preventiva da USP (Universidade de São Paulo).

CAMUFLAGEM 2

"Se aprovada, será das leis mais cruéis que se pode ter no momento. Será um aumento camuflado", segue ele.

PEIXE PODRE

"Estão vendendo um peixe podre muito bem embrulhado", diz a professora Ligia Bahia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PISO

Eles apontam também documentos internos da comissão que mostram a discussão entre os parlamentares e o Ministério da Saúde que poderia resultar no fim dos planos de referência, que garante ampla cobertura para doenças.

OUTRO LADO

A coluna tentou localizar o deputado Hiran Gonçalves (PP-RR), relator da proposta. Mas ele não foi encontrado para comentar os questionamentos. Um outro integrante do colegiado afirmou, sob a condição de anonimato, que o texto circula entre os parlamentares, mas ainda não é a versão definitiva que será submetida a voto.

IMPÉRIO DA BELEZA

Uma mulher branca de cabelos pretos está em pé, vestida de terno preto, em frente à uma parede com imagens de bocas pretas
A empresária de beleza e influenciadora Bianca Andrade, a Boca Rosa - Gabriel Bertoncel/Divulgação

Dona da marca de maquiagem que faturou R$ 120 milhões em 2020, a empresária e influenciadora Bianca Andrade, a Boca Rosa, inaugura nesta sexta (3) o espaço de negócios Boca Rosa Company. O local, que teve investimento de R$ 2 milhões, está localizado nos Jardins, em SP.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.