Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Conselho Técnico da Cinemateca ganha nova composição

Mudança vem após um abaixo-assinado contra a composição apresentada inicialmente pelo governo Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Conselho Técnico-Consultivo da Cinemateca Brasileira ganhará uma nova composição. A definição ocorreu na última audiência de conciliação da ação civil pública que o MPF move contra o governo pelo abandono da Cinemateca, realizada no dia 1º deste mês.

VOZ

A mudança vem após um abaixo-assinado divulgado por cineastas e associações do setor contra a composição apresentada inicialmente pelo governo Bolsonaro, alegando baixa representatividade de realizadores e produtores do setor —eles ocupariam uma das 11 vagas. O movimento foi liderado pelo grupo SOS Cinemateca — Apaci.

AGORA SIM

A nova composição, presidida pelo secretário nacional do Audiovisual, Felipe Pedri, terá um representante da Ancine, outro da Cinemateca e mais um da OS (Organização Social) responsável pela gestão do órgão, além de um técnico do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e outro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

AGORA SIM 2

Haverá ainda 13 representantes da sociedade civil do audiovisual. Eles serão designados pelo secretário da Cultura, Mario Frias, após processo seletivo público.

PRIMEIRA-DAMA DA TV

A atriz Fernanda Montenegro, uma mulher branca com cabelos brancos, está em pé com os braços cruzados. Ela usa terno azul e camisa bege
A atriz Fernanda Montenegro no cenário do especial '70 Anos Esta Noite', da Globo - Paulo Belote/Globo

A atriz Fernanda Montenegro, 92, irá rever suas personagens marcantes em novelas e dará depoimento em "70 Anos Esta Noite", que a Globo exibe no próximo dia 21. O especial celebra as sete décadas da teledramaturgia no país.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.