Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Governo estuda exigir exame de Covid depois de desembarque em vez de passaporte da vacina

Medida seria alternativa ao passaporte da vacina, recomendado pela Anvisa, mas rechaçado até agora pelo presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo de Jair Bolsonaro estuda alternativas para o passaporte da vacina a estrangeiros, ideia recomendada de forma enfática pela Anvisa, mas que enfrenta a resistência do próprio presidente. A principal medida analisada seria exigir que viajantes fizessem exame para Covid-19 nas primeiras 24 horas em que estiverem no Brasil.

PARALELA

Com isso, os passageiros precisariam de dois exames para circular livremente: o primeiro deles seria feito nas 72 horas anteriores do embarque para o país –exigência que já está em vigor. O segundo seria feito no primeiro dia em que a pessoa já estivesse em solo brasileiro.

PARALELA 2

Uma das possibilidades é exigir que o viajante contrate o exame quando ainda estiver fora do Brasil, apresentando o comprovante de agendamento e de pagamento às autoridades na entrada do país.
Com isso, seria possível descobrir passageiros que fazem o teste 72 horas antes, têm resultado negativo –mas mesmo assim estão infectados.

PARALELA 3

Foi exatamente o que aconteceu com o primeiro brasileiro que chegou da África do Sul infectado pela variante Ômicron: ele fez um exame antes da viagem, o resultado deu negativo –e só um segundo teste, feito no Brasil, confirmou que ele estava com Covid.

ALERTA

Depois do surgimento da variante Ômicron, a Anvisa vem reforçando de forma enfática a recomendação para que o Brasil adote o passaporte da vacina. A agência de vigilância sanitária afirma que o país pode virar destino turístico antivacinal sem o controle, atraindo pessoas de outros países que se recusam a tomar o imunizante.

CASA NOVA

A produtora de cinema Joana Henning e seu marido, o executivo Pedro Parente, ofereceram na sexta (3) um coquetel de inauguração da nova sede do Estúdio Escarlate, em São Paulo. A advogada Sylvie Mutiene e seu marido, Jean de Dieu, estiveram lá. O fundador da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, também compareceu ao evento.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.