Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

PT entra com ação no STF para que Bolsonaro apresente plano de vacinação de crianças

Anvisa autorizou na quinta (16) o uso do imunizante da Pfizer para crianças a partir de cinco anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PT (Partido dos Trabalhadores) ajuizou uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para solicitar que o governo federal apresente, em até 48h, um plano para assegurar a vacinação de crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19. O pedido, enviado nesta sexta-feira (17), foi liderado pelo deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP).

"Vários países vacinando suas crianças antes das festas de fim de ano, das férias etc., enquanto o Brasil nem se planejou para esse momento. Se tivéssemos um governo federal sério, o Ministério da Saúde estaria anunciando o calendário de vacinação. Por isto, mais uma vez, temos que recorrer ao STF para garantir vacina para nossas crianças", diz Padilha.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou na quinta (16) o uso da vacina da Pfizer para imunizar crianças a partir de cinco anos contra a Covid-19. Até então, o modelo da fabricante tinha o uso permitido no país apenas em pessoas com mais de 12 anos.

O Ministério da Saúde, porém, ainda não solicitou a compra de doses específicas para a faixa etária. A previsão é imunizar 70 milhões de crianças.

Em sua live semanal na quinta (16), o presidente Jair Bolsonaro (PL), que é contra vacinas, criticou a decisão da Anvisa e disse que vai divulgar o nome dos técnicos da Anvisa que aprovaram o uso da vacina da Pfizer contra a Covid para crianças a partir de cinco anos.

Na tarde desta sexta (17), a agência emitiu nota de repúdio à ameaça do presidente.

"A Anvisa está sempre pronta a atender demandas por informações, mas repudia e repele com veemência qualquer ameaça, explicita ou velada, que venha constranger, intimidar ou comprometer o livre exercício das atividades regulatórias e o sustento de nossas vidas e famílias: o nosso trabalho, que é proteger a saúde do cidadão", disse a agência em nota.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.