Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Sociedade de Arqueologia Brasileira faz carta em repúdio às falas de Bolsonaro sobre Iphan

Presidente admitiu ter exonerado servidores do órgão em benefício do empresário Luciano Hang

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) elaborou uma carta em repúdio às falas do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A associação critica o que chama de "condutas questionáveis envolvendo a gestão do patrimônio arqueológico pelo governo federal".

Presidente Jair Bolsonaro em evento da Fiesp, no dia 15/12/2021
Presidente Jair Bolsonaro em evento da Fiesp, no dia 15 de dezembro de 2021, no qual afirmou que, após suas nomeações, o Iphan 'não dá mais dor de cabeça para a gente' - TV Brasil no Twitter

TIRO MESMO

Durante evento na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de SP), o presidente admitiu ter exonerado servidores do órgão em benefício do empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, que teve uma obra interditada. "’Ripei’ todo mundo do Iphan. Botei outro cara lá", disse Bolsonaro, sob aplausos.

HISTÓRICO

A SAB lista 18 ocasiões em que a gestão Jair Bolsonaro tentou acelerar processos ou burlar o licenciamento ambiental e afirma que o descaso com o patrimônio contraria a Constituição. "Trata-se de um processo de destruição do patrimônio arqueológico brasileiro, bem único, não renovável e insubstituível em sua particularidade", diz na carta aberta.

AMEAÇA

Como mostrou a Folha, além dos ataques do presidente e da troca de funcionários do alto escalão do Iphan, foi sob o governo Bolsonaro que o conselho consultivo do Iphan, a instância máxima para tombamentos e registros de bens imateriais, ficou sem se reunir por um ano e oito meses.

AMIGOS DE FÉ

O cantor Zeca Pagodinho está em pé no palco, do lado esquerdo, segurando o microfone; ele usa terno azul marinho. Do lado direito está Roberto Carlos, de terno azul claro, na frente do microfone; ao fundo há uma banda
Fabio Rocha/Divulgação

Após dois anos, Roberto Carlos voltou a gravar seu especial de Natal para a Globo, que será exibido na quarta (22), após a novela "Um Lugar ao Sol". Entre os convidados do cantor, está pela terceira vez Zeca Pagodinho. "Eu e meus irmãos crescemos ouvindo Roberto, todo fim de ano a gente ia lá comprar o disco dele, então todas as músicas para mim são especiais. É sempre uma honra fazer parte desse especial", diz Zeca.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.