Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Governo de Bolsonaro vê Moro como 'poupança de votos' de direita para o presidente

Paulo Guedes chegou a dizer a empresários que ex-juiz e aliado é depositário de sufrágios bolsonaristas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo de Jair Bolsonaro já avalia que o melhor, para a candidatura do presidente, é que o ex-juiz Sergio Moro se mantenha no patamar de 9% de votos na disputa presidencial. O percentual foi registrado pelo Datafolha.

Sergio Moro durante evento do Podemos, em Brasília - Adriano Machado - 25.nov.2021/Reuters

POUPANÇA

Moro, nas palavras de um dos ministros de Bolsonaro, poderá funcionar como uma "poupança de votos", de direita e de extrema direita, que migrariam automaticamente para o presidente no segundo turno.

POUPANÇA 2

O ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a definir o ex-juiz como "depositário de votos" para Bolsonaro em almoço com empresários em São Paulo na semana passada.

POUPANÇA 3

Com ele no páreo, os eleitores lavajatistas e de direita _ que já votaram em Bolsonaro e hoje estariam contrariados _seriam contidos no cesto de Moro, o candidato considerado mais próximo ideologicamente do presidente. No governo, ele só se insurgiu publicamente contra Bolsonaro quando teve o poder esvaziado na troca do comando da Polícia Federal.

POUPANÇA 2

Esses eleitores, assim, não adeririam a outro candidato mais distante ideologicamente. Nem ao voto nulo. Sendo "poupados", eles apoariam automaticamente o presidente quando ele enfrentar Lula na segunda rodada da eleição.

DISPARO

Bolsonaro, no entanto, seguirá disparando contra Moro, para evitar que ele fure o teto de 10% de votos, avançando eventualmente sobre o eleitorado do presidente.

DISPARO 2

Para os bolsonaristas, o ex-juiz já atingiu o patamar máximo de votos que, sob pancadaria, mas com alta exposição na mídia, poderia conquistar.

JUNTOS

Os advogados Pierpaolo Cruz Bottini e Sergio Renault, a professora Maria Tereza Sadek, o juiz Iberê de Castro Dias, Raquel Khichfy e Pedro Freitas, do Innovare, o diretor da revista Consultor Jurídico, Márcio Chaer, e o advogado Igor Tamasauskas participaram na terça (14) do lançamento do livro "O Judiciário do Nosso Tempo", na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, em São Paulo. O ex-ministro José Dirceu e sua neta, Madalena, estiveram lá, assim como o presidente eleito do TJ-SP, Ricardo Anafe, e o filho de Pierpaolo Cruz Bottini, Guilherme Bottini.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.