Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Casos de Covid explodem e de gripe caem em hospitais privados de SP

HCor, de SP, registrou na terça (4) o maior volume de atendimentos no pronto-socorro de sua história

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O hospital HCor, de SP, registrou na terça-feira (4) o maior volume de atendimentos no pronto-socorro de sua história. De 388 pacientes que buscaram ajuda, 252 tinham quadro de síndrome gripal.

Atendimento do Amil Espaço Saúde, em São Paulo, em meio aos surtos de gripe e Covid-19 - Rubens Cavallari - 4.jan.2022/Folhapress

SALA DE ESPERA

O hospital diz que os atendimentos não param de crescer, dia após dia. Na quarta-feira anterior (29), o número de pacientes foi de 153.

DOMÍNIO

O perfil epidemiológico dos casos se inverteu: se em 22 de dezembro o vírus influenza H3N2 era responsável por cerca de 40% do atendimento, enquanto a Covid-19 se mantinha abaixo dos 10%, nos últimos dois dias o índice de infectados pelo coronavírus chegou a 43%.

ALTA

O HCor ainda registrou salto de 175% no número de pacientes internados com Covid na última semana. Ele passou de oito para 22 doentes.

MÉDIA

Já as amostras com resultado positivo para influenza têm variado de 8% a 13% nas coletas dos últimos três dias.

REPETIÇÃO

O quadro alarmante se repete em outros hospitais privados da capital paulista —assim como a predominância do coronavírus sobre o vírus influenza.

SALTO

Os casos confirmados de Covid-19 no Hospital Israelita Albert Einstein saltaram de 1.665, entre 19 e 25 de dezembro, para 2.697 até 1º de janeiro. Já os diagnósticos de gripe caíram de 2.781 para 1.450. No Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o volume diário de pacientes com sintomas respiratórios no pronto atendimento quadruplicou, quando comparadas a primeira e a última semana de dezembro.

LADEIRA ACIMA

No grupo de sintomáticos respiratórios, os pacientes com Covid-19 saltaram de uma média de 1,5% no início do mês para 33%. E os diagnósticos de influenza passaram de 10% para 30%.

SOB CONTROLE

Dos pacientes atendidos em dezembro pelo Oswaldo Cruz, apenas 3% necessitaram de internação, sendo 99,3% deles em apartamentos e 0,7% em UTI.


NAS REDES

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.