Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Brasileiros temem manifestações de Bolsonaro sobre Rússia e Ucrânia, mostra levantamento nas redes

Opinião pública tem pedido ao presidente que não tome partido de Vladimir Putin, diz agência .MAP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os perfis de brasileiros nas redes sociais têm expressado, de forma quase uníssona, temor e apreensão com eventuais reações do presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação à guerra entre Rússia e Ucrânia.

O presidente Jair Bolsonaro deixa o Ministério da Defesa após evento, em Brasília - Pedro Ladeira - 22.jul.2021/Folhapress

BOCA FECHADA

Segundo levantamento realizado entre os dias 23 e 25 deste mês pela agência .MAP, a opinião pública tem pedido que Bolsonaro não se manifeste sobre o conflito, não tome partido do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e tampouco envolva o Brasil na guerra.

NEUTRO

Bolsonaro se manifestou pela primeira vez sobre o conflito no domingo (27). O presidente afirmou que o Brasil deverá adotar uma postura de neutralidade diante da invasão da Rússia na Ucrânia. "Nós não podemos interferir. Nós queremos a paz, mas não podemos trazer consequências para cá", disse.

ATENTOS

O debate sobre a guerra ocupou 33% das 2,5 milhões de publicações captadas pela agência no período —o equivalente a 841 mil postagens. Desse universo, 65% das menções foram feitas por perfis não militantes.

PRESENÇA

Já no recorte que considera usuários com posição política declarada, a direita tomou a dianteira, respondendo por 12% das publicações sobre Rússia e Ucrânia. Dentro do segmento, predominaram críticas ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e a petistas.

AUSÊNCIA

A esquerda, por sua vez, teve 4% de participação na discussão. O grupo tem comparado Jair Bolsonaro a Putin, repudiado a guerra e apresentado questionamentos sobre a possível alta nos preços dos combustíveis.

SOLIDÁRIO

As manifestações de solidariedade em relação aos brasileiros residentes na Ucrânia somam 15% do volume de publicações. Os usuários também demonstram preocupação sobre eventuais riscos nas relações comerciais entre os países.

RAINHA DO SAMBA

Elza Soares sentada no camarim, olhando no espelho enquando
Cena da sério documental 'Elza & Mané – Amor Em Linhas Tortas’ que estreia no dia 4 de março no Globoplay - João Cotta/Globo/Divulgação

Cenas do último show realizado pela cantora Elza Soares, morta no mês passado, aos 91 anos, serão exibidas na série documental "Elza & Mané — Amor em Linhas Tortas", que estreia no dia 4 de março no Globoplay.

A obra começou a ser gravada no segundo semestre de 2021 e narra, em quatro episódios, a história do relacionamento da cantora com o jogador de futebol Garrincha. A direção é de Caroline Zilberman. Na foto acima, Elza se prepara no bastidor de uma das três entrevistas exclusivas concedida ao esporte da Globo, que produziu o original para a plataforma.

com BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.