Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PM diz que carro do cantor Jean William foi clonado e descarta abordagem racista

Corporação afirma que veículo idêntico ao do tenor foi usado em furto, o que teria acionado os sistemas de segurança e motivado revista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Polícia Militar de São Paulo afirma que o tenor Jean William, abordado por policiais militares enquanto fazia a travessia de balsa entre Santos e Guarujá, teve seu carro clonado e, por isso, foi interpelado como um possível criminoso na semana passada.

O tenor Jean William durante sessão de fotos na antiga gráfica da Folha, em São Paulo - Marcus Leoni - 29.mai.2017/Folhapress

O cantor lírico, que tem 36 anos e é negro, ocupava o banco do motorista de seu carro da marca Jeep, considerada de alto padrão, quando um policial apontou uma arma para o seu rosto e ordenou que ele descesse do automóvel, com as mãos erguidas.

Não houve esclarecimentos sobre o motivo da ação no momento do fato, e o tenor se sentiu alvo de uma abordagem de motivação racista. Imagens fornecidas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública confirmam o relato dele.

Segundo a PM, em nota divulgada nesta segunda-feira (31), o carro clonado apresenta o mesmo modelo e placa do veículo de Jean William e foi usado durante um furto a uma residência na zona leste da cidade de São Paulo, no dia 17 de janeiro (veja vídeo abaixo).

Por causa da coincidência, conforme a corporação, o carro do cantor foi associado à ocorrência pelo sistema de câmeras de segurança de Santos —o que mobilizou os policiais responsáveis pela abordagem. A PM ainda diz que a investigação afastou qualquer motivação de caráter racista por parte dos policiais.

"A Polícia Militar esclarece que, após investigação, as autoridades concluíram não ter havido qualquer ilegalidade na ação, tendo em vista que a placa do veículo ocupado pelo reclamante foi identificada pelo sistema de câmeras Detecta por provável envolvimento em ocorrência de furto", afirma a PM em nota.

"A instituição lamenta sinceramente pelos transtornos e está à disposição de Jean William para auxiliá-lo naquilo que for necessário. A PM ressalta, ainda, que as imagens foram encaminhadas à Polícia Civil para a competente investigação", segue.

Questionada, a Polícia Militar diz que a confirmação da legitimidade e da propriedade do carro de Jean William foi rápida, por isso a abordagem durou cerca de seis minutos e ele foi liberado para seguir viagem (veja vídeo abaixo).

A PM respondeu sobre o episódio quatro dias após ser questionada pela Folha. A corporação diz que o prazo foi necessário para ter acesso ao boletim de ocorrência do furto em São Paulo, bem como às filmagens do carro clonado e da revista em Santos, para esclarecer o episódio.

O caso foi revelado pela coluna na sexta-feira (28). "Que risco eu estava representando de dentro do meu carro, parado numa balsa, olhando pro mar, para que ele apontasse a arma daquela forma? Eu não entendo", questionou o cantor de música clássica.

O policial, que estava acompanhado de outro fardado, teria perguntado a William, aos gritos, se o automóvel era dele, se já tinha sido preso e se levava drogas. Em seguida, o interior do veículo foi revistado. "Eles mal tocaram no carro. Abriram o porta-malas e só viram duas cadeiras de praia", contou o tenor.

Jean William chegou a ser questionado se "tinha feito alguma coisa diferente" enquanto transitava pela região e explicou que, minutos antes de embarcar na balsa, precisou desviar de um caminhão na estrada. Um dos PMs teria respondido que poderia ser esse "o motivo de ter vindo uma denúncia", segundo William.

"Além do medo, tem o constrangimento. Tinham vários carros na balsa, tinha gente filmando. Nos primeiros minutos eu fui tratado como um bandido", afirmou o cantor.

O Sesi-SP (Serviço Social da Indústria de São Paulo) emitiu nota na sexta em que repudiou e lamentou a ação contra o tenor. William integra há 12 anos uma orquestra mantida pela instituição, a Bachiana Filarmônica Sesi-SP, que reúne jovens talentos e tem direção artística do maestro João Carlos Martins.

"O Sesi-SP recebeu com profunda indignação a notícia da abordagem policial a que foi submetido o cantor lírico Jean William, há 12 anos integrante da Bachiana Filarmônica Sesi-SP", disse a instituição sobre o fato.

"É lamentável que um servidor público cause o medo e o constrangimento sofridos por Jean William, um homem negro, que teve uma arma apontada para o seu rosto sem qualquer justificativa", acrescentou a nota.

"O Sesi-SP repudia veementemente atitudes de cunho racista contra qualquer pessoa e espera que a Ouvidoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo investigue este caso e tome as providências cabíveis."

Leia a nota enviada pela Polícia Militar de São Paulo:

"A Polícia Militar esclarece que, após investigação, as autoridades concluíram não ter havido qualquer ilegalidade na ação, tendo em vista que a placa do veículo ocupado pelo reclamante foi identificada pelo sistema de câmeras Detecta por provável envolvimento em ocorrência de furto a residência, na zona leste da capital, no dia 17 de janeiro.

Foram analisadas imagens do veículo na balsa e, também, de câmeras de rua no local do crime de furto, o que indicou provável utilização de carro clonado (dublê) na ação criminosa.

Portanto, os policiais foram convocados pela central para abordar o veículo e, em nenhum momento, sabiam por quem era ocupado, afastando qualquer motivação de caráter racista.

A instituição lamenta sinceramente pelos transtornos e está à disposição de Jean William para auxiliá-lo naquilo que for necessário. A PM ressalta, ainda, que as imagens foram encaminhadas à Polícia Civil para a competente investigação."

NAS REDES

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.