Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Alê Youssef será diretor cultural do Complexo Matarazzo em São Paulo

Ex-secretário de Cultura ficará responsável também pela gestão cultural de parques na região da Paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-secretário municipal de Cultura de São Paulo Alê Youssef será o diretor cultural do Complexo Cidade Matarazzo, localizado a uma quadra da avenida Paulista, em São Paulo. O convite veio do empresário francês Alexandre Allard, responsável pelo empreendimento.

Youssef também ficará responsável pela gestão das atividades culturais dos parques municipais Prefeito Mário Covas e Tenente Siqueira Campos, o Trianon, incluindo a praça Alexandre de Gusmão. Allard ganhou, em outubro do ano passado, a concessão dos espaços por 25 anos.

"É uma satisfação poder continuar trabalhando pela cultura brasileira, desta vez por meio de um projeto privado", diz Youssef. Ele ainda ressalta que o novo cargo não altera sua participação à frente do Studio SP. A casa de shows, que fechou as portas na rua Augusta em 2013, foi reinaugurada em novembro.

O ex-secretário de Cultura Alê Youssef durante as obras da casa de show Studio SP
O ex-secretário municipal de Cultura Alê Youssef durante as obras da casa de show Studio SP - Karime Xavier / Folhapress

Youssef decidiu deixar o cargo na secretaria de Cultura em agosto do ano passado —somadas as duas passagens, a primeira de janeiro de 2019 a março de 2020 e a segunda de janeiro a agosto de 2021, ele ocupou a cadeira por quase dois anos​.

O empresário Allard afirma que "a maneira de olhar e entender a cultura" dos dois "é totalmente alinhada".

O empreendimento de luxo terá um espaço cultural de 27 mil metros quadrados que irá ocupar uma casa de três andares no quarteirão onde funcionava o antigo Hospital Matarazzo. O local ganhará um subsolo de 26 metros de profundidade, onde ficará um auditório multiúso.

O salão poderá ser convertido em teatro, casa de shows e até uma versão do parisiense Atelier des Lumières, ambiente imersivo em que imagens de obras de arte são projetadas em alta definição.

O complexo também terá outros equipamentos, como um palco de apresentações ao ar livre e um estúdio de música, localizados no quarteirão ao redor do recém-inaugurado Hotel Rosewood.

As atividades nos parques começam depois do período de transição da concessão, que é de 90 dias. As atividades do complexo devem ser inauguradas em 2023.

TUDO NO SEU TEMPO

   A atriz, escritora e apresentadora Mônica Martelli posa em ensaio para a revista Marie Claire
A atriz, escritora e apresentadora Mônica Martelli posa em ensaio para a revista Marie Claire - Fabio Bartelt/Groupart/Divulgação

A atriz, escritora e apresentadora Mônica Martelli é a capa de fevereiro da Marie Claire. Aos 53 anos, ela fala à revista sobre a perda do ator Paulo Gustavo, seu melhor amigo, e de temas como etarismo, sucesso, carreira e arte. "A gente está entendendo que pode fazer o que quiser com qualquer idade", afirma.

"O meu reconhecimento profissional veio aos 37 anos. Eu fui mãe aos 41. Me apaixonei novamente aos 50. Estou sendo capa da Marie Claire pela primeira vez aos 53." A edição chega às bancas nesta quarta-feira (2).

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.