Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Comissão Arns visita centro de identificação de desaparecidos ameaçado de despejo

Análise das ossadas da vala de Perus, onde foram enterrados vítimas da repressão da ditadura, pode ser paralisada se situação não for resolvida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, José Carlos Dias, fará nesta sexta (1º) uma visita ao Caaf (Centro de Antropologia e Arqueologia Forense), da Unifesp. Acompanhado de outros integrantes da entidade, ele vai discutir a situação da sede do centro, que está sendo ameaçado de despejo.

O Caaf é responsável pela identificação das 1.049 ossadas da vala de Perus, na região noroeste de São Paulo, onde foram enterradas clandestinamente vítimas da repressão da ditadura militar. Com as dúvidas sobre a sede, há risco de paralisação deste trabalho. "Outras atividades que fazemos como relatórios forenses em casos de violações de direitos humanos também serão afetados", diz Edson Teles, coordenador do Caaf.

Homenagem aos que morreram em decorrência da repressão do regime militar
Homenagem aos que morreram em decorrência da repressão do regime militar - Arquivo EBC

Além disso, o local funciona como um centro de formação de profissionais, que também seria interrompido com o despejo.

O centro está localizado atualmente em um imóvel na Vila Mariana, que é alugado pela Unifesp. O espaço foi vendido, e o novo proprietário deu um prazo até o final de julho para o Caaf deixar o lugar.

Um gabinete de conciliação formado por representantes da Prefeitura de São Paulo, da Unifesp e do governo federal estuda uma solução para o problema. Esta resolução é mediada pelo TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).

Em nota, o órgão afirmou que a Unifesp já conseguiu outro imóvel de sua propriedade para abrigar o Caaf. O local, porém, necessita de reformas para adaptá-lo às necessidades do Centro, o que vem sendo discutido com todas as partes.

Também é debatida, segundo o Tribunal, a construção de um memorial para a transferência definitiva das ossadas das vítimas de repressão política após a conclusão do processo de identificação.

PIPOCA

A atriz Monica Iozzi recebeu convidados na pré-estreia do filme "Mar de Dentro", no Espaço Itaú do shopping Frei Caneca, na noite de terça (29). Ela interpreta a protagonista do longa. O ator Rafael Losso, que faz parte do elenco, compareceu ao evento. A cineasta Tata Amaral também foi prestigiar o lançamento.

com BIANKA VIEIRA, BRUNO B. SORAGGI, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.