Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Henry Sobel tem vida contada em biografia e documentário com FHC e filho de Herzog

Livro de Jayme Brener sobre rabino será lançado em março e faz parte de projeto que também produzirá filme

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A biografia "Henry Sobel, o Rabino do Brasil" será lançada na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, no dia 17 de março. De autoria do jornalista Jayme Brener, o livro faz parte do Projeto Henry Sobel, História e Memória, que também prepara um documentário sobre a vida do rabino, morto em 2019.

O rabino Henry Sobel, que morreu em 2019 - Bruno Poletti-15.dez.2014/Folhapress


O livro traz muitas revelações sobre o relacionamento de Sobel com o poder, de Figueiredo a Bolsonaro, e sobre sua vida pessoal. Traz depoimentos de Fernando Henrique Cardoso, Celso Lafer, Celso Amorim, Juca Kfouri e Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog, entre outros. O documentário, em produção, tem roteiro de Fernando Navarro e direção de Sérgio Gag.

Rabino emérito da Congregação Israelita Paulista, Sobel teve forte atuação na defesa dos direitos humanos no Brasil. Quando o jornalista Vladimir Herzog foi assassinado, em 25 de outubro de 1975, Sobel não aceitou a versão oficial da ditadura militar.

Enfrentando pressões, realizou o enterro do jornalista no centro do cemitério, se recusando a aceitar a alegação de suicídio —o que, segundo a religião judaica, o levaria a fazer o sepultamento nas margens do lugar.

PORTAS ABERTAS

A artista plástica Lidia Lisbôa inaugurou no sábado (22) a exposição "Acorde-lados", na Galeria Millan, em São Paulo. A mostra tem curadoria de Thiago de Paula Souza, que compareceu ao evento. No mesmo dia, a galeria realizou a abertura da exposição "Arriba do Chão", do artista David Almeida. O curador-chefe do Masp (Museu de Arte de SP Assis Chateaubriand), Tomás Toledo, esteve lá

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.