Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Hospital das Clínicas de SP é a melhor unidade pública do Brasil em lista da americana Newsweek

Einstein e Sírio-Libânes ocupam primeiras posições do ranking

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A revista americana Newsweek divulgou a sua lista anual de Melhores Hospitais do Mundo. Do Brasil, a unidade pública melhor posicionada é o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Localizado em São Paulo, o hospital ocupa o 8º lugar entre as 96 instituições brasileiras listadas. Os hospitais privados Albert Einstein e Sírio-Libanês, ambos também situados na capital paulista, aparecem respectivamente na 1ª e na 2ª posição do ranking.

Uma das entradas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Uma das entradas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - Eduardo Knapp -11.abr.2014/Folhapress

Na classificação geral, que inclui unidades de 27 países entre públicas e privadas, o Einstein é o melhor brasileiro, na 34ª posição. O Sírio-Libanês ocupa a posição 105º.

No ranking total com os 250 melhores hospitais do mundo, aparecem ainda as instituições privadas brasileiras Moinhos de Vento e Mãe de Deus, de Porto Alegre, e os hospitais Santa Catarina e Oswaldo Cruz, de São Paulo.

Segundo a revista, o ranking é feito com base em pesquisas realizadas com mais de 80 mil médicos, profissionais de saúde e dirigentes de unidades hospitalares. Também são levados em conta dados públicos disponíveis em cada país sobre a satisfação dos pacientes e indicadores médicos de performance de cada serviço.

Os hospitais que ocupam as três primeiras posições da lista são americanos: Mayo Clinic, da cidade de Rochester (Minnesota), Cleveland Clinic, de Cleveland (Ohio), e Massachusetts General Hospital, de Boston (Massachusetts).


TERCEIRO SINAL

A atriz Mariana Xavier recebeu convidados em seu camarim na estreia do monólogo "Antes do Ano que Vem", na sexta-feira (4), no Teatro Unimed, em São Paulo. O espetáculo é dirigido por Ana Paula Bouzas e Lázaro Ramos, que estiveram lá. O ator Dan Ferreira também compareceu.

com ​BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.