Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Testes positivos de Covid-19 voltam a subir no Brasil em laboratórios particulares

Hoje, cerca de 12% dos pacientes que fazem os exames nas redes Fleury, Dasa e Hermes Pardini estão infectados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os resultados positivos para teste de Covid-19 realizados por grupos de laboratórios privados aumentaram nas últimas semanas no país. Hoje, cerca de 12% dos pacientes que fazem os exames nas redes Fleury, Dasa e Hermes Pardini estão infectados.

Mãos com luvas seguram cotonete e tubo de plástico
Em imagem ilustrativa, profissional de saúde coloca 'swab' de teste de Covid em frasco na Califórnia (EUA) - Patrick T. Fallon/AFP

No Fleury, a média semanal de testes apontando infecção por coronavírus nos pacientes vem crescendo gradativamente desde a segunda semana do mês passado. Ela passou de 4,10%, entre os dias 13 e 19 de março, para 9,04% entre 10 e 16 de abril.

Na última semana, de 17 a 23 de abril, a média cresceu para 12,05%. O grupo Fleury tem 284 unidades no Brasil, em nove estados e no Distrito Federal.

Já nos hospitais e laboratórios da rede Dasa a taxa de testes apontando infecção por Covid-19 ficou em 12,63% entre os dias 20 e 26 deste mês. Em um período mais longo, que abrange todo o mês de abril, a média foi de 9,35%.

Em março, o percentual chegava a 7,6%. Ainda assim, os índices são considerados baixos quando comparado à média de fevereiro (38,53%) e janeiro (50,73%).

A taxa de positividade dos exames da rede Dasa feitos em São Paulo ficou em 13,14% entre os dias 20 e 26 de abril. Na semana anterior, de 13 a 19 de abril, o índice era de 9,75%. O Rio de Janeiro também apresentou leve alta na positividade: saiu de 9,61% para 11,59% no mesmo período.

A Dasa é a rede responsável por laboratórios como Lavoisier, Delboni Auriemo e Salomão Zoppi, além de hospitais como Nove de Julho e Santa Paula. São mais de 900 unidades em todo o Brasil.

O grupo Hermes Pardini também registrou aumento no número de infectados. A taxa média de pacientes com Covid-19 subiu de 8,6%, entre 10 e 16 de abril, para 11,3% na semana de 17 a 24.

A rede tem 150 unidades próprias em MG, SP, RJ, GO e PA, além de 6.000 laboratórios parceiros em todos os estados do Brasil.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.