Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Almoço de Fux com ministros no STF foi 'Baile da Ilha Fiscal', diz magistrado

Presidente da corte convidou colegas para um encontro que celebraria seu aniversário na semana passada, e crise com Bolsonaro não foi abordada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As críticas de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ao presidente da corte, Luiz Fux, não poupam sequer o almoço promovido por ele na semana passada, em que convidou todos os colegas para se sentarem à mesa na terça (26), dia em que completava 69 anos.

O pretexto era a celebração do aniversário.

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, abre ano Judiciário de 2022 com sessão plenária virtual - Rosinei Coutinho - 1º.fev.2022/SCO/STF

Diante da crise da corte com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que atingiu patamares inéditos com o indulto ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), no entanto, os magistrados que atenderam ao convite imaginavam que o tema entraria em discussão.

Seria uma oportunidade de reafirmação de unidade do colegiado contra as investidas do presidente —ainda que pelo menos um dos ministros, Kassio Nunes, tenha votado alinhado a Bolsonaro e contra a condenação de Silveira.

Para a surpresa de muitos, o assunto não foi levantado por Fux —e os demais preferiram não criar uma saia justa.

A conversa acabou girando em torno de gastronomia e viagens, além de outras trivialidades.

"Foi o verdadeiro Baile da Ilha Fiscal. Ou melhor, 'almoço da Ilha Fiscal'", diz um dos magistrados presentes ao encontro. Outros convidados concordam com ele.

Ele se referia à célebre festa em que integrantes da monarquia brasileira, aparentemente alheios à turbulência política, se reuniram para o último baile do Império, no dia 9 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro.

Quatro dias depois, a República foi proclamada.

ISOLAMENTO

Como a Folha mostrou nesta segunda (2), a crise desencadeada pela condenação do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) e pelas declarações do ministro Luís Roberto Barroso sobre as Forças Armadas reforçou críticas internas a Fux no comando do STF.

A avaliação é que o magistrado não estaria fazendo a defesa institucional do Supremo à altura que os embates com o presidente Jair Bolsonaro (PL) têm exigido.

Fux está a menos de seis meses de concluir seu mandato na presidência da corte, o que agrava o quadro e consolida a percepção entre os demais ministros de isolamento do comandante do tribunal.

Ministros contestam a postura do magistrado quanto ao governo e a tentativa de manter uma relação cordial com o Palácio do Planalto mesmo após os insistentes ataques do mandatário a integrantes da corte.

TERCEIRO SINAL

A atriz Mel Lisboa compareceu à estreia da peça "Henrique IV", no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, na semana passada. Com direção de Gabriel Villela e tradução de Claudio Fontana, o espetáculo é protagonizado por Chico Carvalho. O ator Malvino Salvador também esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.