Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Direitos humanos retrocederam no Brasil, diz relatório entregue à ONU

Documento foi elaborado por 31 organizações da sociedade civil brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Relatório desenvolvido por 31 organizações da sociedade civil brasileira aponta que os direitos humanos retrocederam no país nos últimos quatro anos. O documento será apresentado no final deste mês, em encontro com representantes do governo brasileiro e integrantes da ONU em Brasília.

Neste ano, o Brasil passa pela Revisão Periódica Universal (RPU), um mecanismo da ONU que avalia a situação dos direitos humanos em países membros das Nações Unidas a cada quatro anos. Das 242 ações que, em 2017, o Estado brasileiro se comprometeu a desenvolver para promoção do tema, 80% não foram cumpridas e quase a metade (46%) estão em retrocesso, segundo o relatório.

Cúpula do Salão dos Direitos Humanos, na sede da ONU em Genebra (Suíça) - Fabrice Coffrini -18.nov.2008/AFP

As 31 entidades que desenvolveram o documento compõem o Coletivo RPU, coalização criada para monitorar como as recomendações da ONU estão sendo implementadas no Brasil. Entre as organizações que compõem o coletivo estão a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e Conectas Direitos Humanos.


EM CASA

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), participou na quarta-feira (18) de um jantar com personalidades do mundo jurídico, realizado na capital paulista. O evento teve como anfitriões o secretário da Justiça e Cidadania de SP, Fernando José da Costa, e sua mulher, Cristiane da Costa, que receberam os convidados em sua residência. O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Carlão Pignatari (PSDB), esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.