Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Comissão para liberdade de expressão da OAB se reúne com jornalistas em SP

Em jantar foram debatidas propostas para proteger exercício da profissão contra o assédio judicial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Integrantes da Comissão de Liberdade de Expressão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) se reuniram com jornalistas na quarta (13), em São Paulo, para debater ideias sobre como proteger o exercício da profissão.

Jornalistas trabalham durante evento no Palácio do Planalto, em Brasília
Jornalistas trabalham durante evento no Palácio do Planalto, em Brasília - Pedro Ladeira - 19.ago.2020/Folhapress

O advogado e professor da USP Pierpaolo Cruz Bottini, presidente do colegiado, foi o anfitrião do encontro, que reuniu também advogados como Sérgio Renault e Taís Gasparian, advogada que defende a Folha em diferentes ações.

"Definimos que vamos apoiar iniciativas para evitar o assédio judicial contra jornalistas, que é o uso do judiciário para intimidar jornalistas e o exercício da liberdade de expressão", diz Bottini.

Ele acrescenta que a União Europeia acaba de aprovar resolução recomendando a adoção de medidas para inibir os processos judiciais estratégicos contra participação pública (SLAPPs, na sigla em inglês), como vem sendo chamado nos países europeus essa forma de usar o Judiciário para tentar silenciar críticos e jornalistas.

"O objetivo é trazer um pouco dessa ideia para o Brasil na forma de projetos de lei e recomendações e levar isso para o Conselho Nacional de Justiça", acrescenta o advogado.


ONDAS

A apresentadora Karyn Bravo e o produtor musical João Marcello Bôscoli prestigiaram, na noite de segunda (11), evento em comemoração aos 45 anos da Rádio Cultura FM, no Teatro B32, em São Paulo. O maestro Julio Medaglia também passou por lá. ​

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.