Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Fraudadores tentam colocar nome de Moro no manifesto pela democracia

Dados estavam corretos, mas não foram preenchidos pelo ex-juiz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fraudadores tentaram incluir o nome do pré-candidato ao Senado e ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) na lista de signatários da "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito", que será lida na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, no dia 11 de agosto.

O ex-juiz Sergio Moro durante evento com reitores de universidades, em Brasília - Pedro Ladeira - 15.mar.2022/Folhapress

Os dados referentes ao seu nome, endereço de email e CPF estavam corretos e foram checados pela equipe que coordena a segurança digital do manifesto, mas não foram preenchidos pelo ex-juiz.

O nome de Moro não chegou a ser incluído entre os signatários, já que os organizadores da cartaentrariam antes em contato com ele para rechecar a veracidade das informações.

O coordenador da campanha de Moro, Luis Felipe Cunha, afirma que o ex-juiz não assinou o manifesto.
"Confirmei diretamente com ele. Não assinou", diz Cunha à coluna.

Até a tarde desta sexta-feira (29), o documento que reúne ex-ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), juristas, banqueiros, artistas e empresários já soma mais de 448 mil adesões.

Organizado por ex-alunos do curso de direito da USP, o manifesto é uma iniciativa suprapartidária que não menciona o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL). A carta foi concebida com expressões moderadas para atrair o maior número possível de signatários, evitando termos que soassem radicais, divisivos, pró-PT, anti-Bolsonaro ou de qualquer forma partidário.

Como publicado na Folha, uma das análises sobre a estratégia é a de que, com esse formato, o documento segue à risca uma das principais lições de intelectuais que estudam o avanço do autoritarismo em diferentes países —a de que a formação de uma coalizão tão ampla quanto possível é a melhor maneira de barrar aventuras golpistas.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.