Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Hospital nega acesso ao prontuário de Klara Castanho para investigação

Instituição diz que resolução do Conselho Federal de Medicina exige autorização prévia da paciente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O hospital que teria vazado informações da atriz Klara Castanho negou acesso ao prontuário de atendimento dela ao Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). O órgão apura uma possível infração ética praticada por um profissional que teria compartilhado as informações sigilosas referentes à artista.

Após ser exposta, Klara revelou que foi vítima de um estupro, ficou grávida e entregou a criança para a adoção após o nascimento. Ela relatou que, ainda sob o efeito da anestesia do parto, uma enfermeira a ameaçou com o vazamento da sua situação.

A atriz Klara Castanho
A atriz Klara Castanho - @klaracastanho no Instagram

Segundo o Coren-SP, a justificativa dada pelo Hospital Brasil, que pertence à Rede D'Or e fica em Santo André (Grande SP), é que seria preciso uma autorização prévia da paciente, "seguindo o previsto em resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) e no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem".

O conselho depende da liberação de documentos internos para prosseguir com a investigação dos fatos e identificação dos envolvidos.

Em nota, o órgão afirma que "se põe à disposição da atriz, caso isso seja de sua vontade, para orientação quanto aos procedimentos para encaminhamento de apuração da conduta dos profissionais de enfermagem que a tenham atendido ou de autorização para acesso ao prontuário."

Na última semana, o Coren-SP visitou o hospital em que Klara foi atendida e pediu cautela, "ainda que a sociedade aguarde respostas imediatas para o caso".

Procurado, o Hospital Brasil disse que forneceu nome e registro dos profissionais que tiveram contato com a paciente e que "está colaborando e mantendo contato com todas as autoridades envolvidas na elucidação do caso desde o início da apuração dos fatos".

​Já o Coren-SP afirmou que o hospital forneceu a escala dos profissionais das unidades materno-infantis, não a lista de quem atendeu Klara.

Klara Castanho se pronunciou sobre o caso após a apresentadora Antonia Fontenelle, que, mesmo sem citar o nome da atriz, descreveu sua situação em detalhes nas redes sociais. "Parir uma criança e não querer ver e mandar desovar por acaso é crime, sim. Só acha bonitinho essa história de adoção quem nunca foi a um abrigo", escreveu a pré-candidata a deputada federal no Instagram. "O nome disso é abandono de incapaz."

A atriz foi a público responder às acusações e publicou uma carta aberta em suas redes sociais. "No dia em que a criança nasceu, eu, ainda anestesiada do pós-parto, fui abordada por uma enfermeira que estava na sala de cirurgia. Ela fez perguntas e ameaçou: 'Imagina se tal colunista descobre essa história'. Eu estava dentro de um hospital, um lugar que era para supostamente para me acolher e proteger", escreveu Klara em seu Instagram.

Após a exposição pública da história, vários artistas manifestaram apoio a ela, como Ana Maria Braga, Taís Araújo e Giovanna Antonelli. ​


À MESA

O advogado Nelson Wilians e a presidente do Instituto Nelson Wilians, Anne Wilians, receberam o ex-prefeito e pré-candidato do PT ao Governo de São Paulo, Fernando Haddad, em sua casa para um jantar promovido pelo grupo Esfera Brasil. O encontro foi realizado na quinta-feira (30), na capital paulista.

A cofundadora do grupo Esfera Brasil Ana Funaro Camargo, a professora da USP Ana Estela Haddad e a advogada Gabriela Araujo estiveram lá. O deputado estadual Emidio de Souza (PT-SP), o advogado e coordenador do grupo Perrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, e o empresário Ricardo Roldão também compareceram.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.