Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

PSOL rejeita apoio a França e decide lançar candidato próprio ao Senado por SP

Dirigentes avaliam que resolução não deve criar atritos com o PT, que se prepara para apoiar o ex-governador em chapa com Haddad

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PSOL decidiu lançar candidatura própria ao Senado pelo estado de São Paulo. A definição abre divergência com o PT, que se encaminha para apresentar o nome do ex-governador Márcio França (PSB) para a concorrer à vaga pela chapa de Fernando Haddad (PT), postulante ao governo paulista.

Márcio França durante debate realizado pela TV Cultura com candidatos à Prefeitura de SP, na capital paulista - Marlene Bergamo - 12.nov.2020/Folhapress

O nome do presidente do PSOL, Juliano Medeiros, é aventado para a candidatura, mas uma discussão interna ainda deve ser feita pela legenda e outros pretendentes poderão surgir.

A leitura de alguns dirigentes é que o PSOL tem que ter o seu tamanho e espaço político respeitados em São Paulo, seja pelo número de parlamentares em diferentes Casas, seja pela chegada ao segundo turno na disputa pela prefeitura da capital no último pleito.

A resistência interna ao nome de Márcio França é outro ponto que leva a sigla à decisão —o ex-governador é visto como alguém que tem dificuldade no trato com a esquerda. A falta de apoio ao líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos (PSOL), no segundo turno de 2020 para a Prefeitura de São Paulo também pesa na balança.

Apesar da resolução, dirigentes do PSOL avaliam que a candidatura própria não deve criar atritos com o PT de Luiz Inácio Lula da Silva, uma vez que o partido ainda vai apoiar Fernando Haddad e deve compor coligação com o pré-candidato ao Governo de São Paulo.


CONVESCOTE

O escritor e colunista da Folha Antonio Prata recebeu convidados em sua casa, em São Paulo, para uma festa em homenagem à editora portuguesa Bárbara Bulhosa, da Tinta da China, no último fim de semana. O humorista português e colunista da Folha Ricardo Araújo Pereira também passou por lá. ​

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.