Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Conselho dos Direitos Humanos verifica riscos de contaminação na maior mina de urânio do Brasil

O objetivo é ouvir a comunidade local que será afetada pelo Projeto Santa Quitéria, no Ceará

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Membros do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) e da Plataforma de Direitos Humanos Dhesca Brasil vão visitar o município de Santa Quitéria, no Ceará, para conhecer de perto o projeto de exploração de urânio que existe no local. A missão será realizada entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro.

O objetivo é ouvir a comunidade local sobre eventuais violações de direitos humanos e socioambientais decorrentes da iniciativa e realizar audiências públicas.

Grupo de indígenas protestam no Dia da Mulher, em Santa Quitéria (CE), contra liberação de mina de urânio e fosfato; projeto é prioridade para o governo - 08.03.22 - Acervo pessoal de Elvis Tabajara

O Projeto Santa Quitéria é hoje o maior empreendimento de exploração de urânio do Brasil e está em fase de licenciamento. Moradores e pesquisadores têm manifestado preocupação com a proposta e apontam riscos de contaminação de ar e água por radiação.

O investimento previsto é de R$ 2, 3 bilhões com a geração de 11 mil empregos e envolve a exploração de uma reserva de urânio associada ao fosfato, matéria-prima para indústrias de fertilizantes e rações.

O processo de mineração libera material particulado que é carregado pelo vento e tende a se acumular no ambiente. A mina do projeto Santa Quitéria é a céu aberto, facilitando a dispersão de material radioativo e minérios pesados.

Segundo Guilherme Zagallo, relator de direitos humanos da plataforma Dhesca, esta é a terceira vez que o governo tenta conseguir licença para o projeto. "De forma geral, a extração de urânio é uma atividade extremamente poluente que costuma apresentar muitos problemas", diz ele.

Zagallo afirma também que a população indígena não foi ouvida no projeto. Na região estão 35 aldeias de oito etnias. Há ainda 16 quilombos e várias pequenas propriedades rurais.

Outra preocupação dos conselheiros do CNDH e da Dhesca é com o impacto da exploração no açude Edson Queiroz. O projeto demandará uso de água deste açude, o que implicará em riscos de desabastecimento para a comunidade local, que já sofre com o problema em períodos de estiagem.

A mineração de urânio foi listada como prioridade da gestão do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Em nota, o Consórcio Santa Quitéria, responsável pelo projeto, afirma que tem apresentado e discutido a proposta com representantes da sociedade civil. Afirma também que em nenhuma das áreas de instalação do empreendimento há terras indígenas homologadas ou comunidades quilombolas, mas que respeita a cultura e tradição dos grupos locais e que o Consórcio fará o controle para evitar efeitos sobre essas comunidades.

Diz ainda que o projeto "não irá contaminar a qualidade do ar, água e solo da região vizinha ao empreendimento."

Além de Guilherme Zagallo, participarão da visita os conselheiros Carlos Vilhena, Everaldo Patriota e Virginia Berriel e a assessora técnica Ana Cláudia Macedo, todos do CNDH.

OUTRO LADO

Leia, abaixo, a íntegra do que diz o Consórcio Santa Quitéria, responsável pelo projeto de exploração da mina:

Licenciamento:

Ao longo do processo de licenciamento ambiental, o Consórcio tem apresentado e discutido o Projeto Santa Quitéria abertamente com representantes da sociedade civil de diversas localidades. Como parte desse processo, também foram realizadas audiências públicas em Santa Quitéria, Itatira e Canindé nos dias 7, 8 e 9 de junho – respectivamente. As audiências foram consideradas válidas pelo Ibama. Além disso, as solicitações e manifestações são avaliadas e respondidas pelo Ibama no processo público de licenciamento ambiental.

Durante os meses de abril e maio de 2022 também foram realizadas reuniões com cerca de 400 pessoas, visando apresentar o projeto, os estudos ambientais realizados e demais informações relevantes de acordo com o público.

O Ibama jamais negou o licenciamento do Projeto Santa Quitéria. O órgão ambiental solicitou a inclusão de mais estudos sobre o empreendimento. Em razão de novas opções tecnológicas, o Consórcio desenvolveu uma nova rota de concentração mineral, mais eficiente e ambientalmente mais segura. Dentre os pontos mais relevantes das modificações estão: maior eficiência no aproveitamento do minério; eliminação da necessidade de barragem de rejeitos; redução no consumo de água; e aumento de eficiência energética com geração própria de energia na fase de operação do empreendimento.

Indígenas e quilombolas:

O EIA/Rima – Estudo e Relatório de Impacto Ambiental – define três tipos de áreas de influência: Área Diretamente Afetada (ADA), onde ocorrerá a instalação do Projeto; Área de Influência Direta (AID), que inclui os municípios de Santa Quitéria-CE e Itatira-CE; e a Área de Influência Indireta (AII), formada também pelos municípios de Madalena-CE e Canindé-CE. Em nenhuma dessas áreas, segundo a Funai, o Incra e a Fundação Palmares, há terras indígenas homologadas ou comunidades quilombolas, conforme diagnóstico apresentado no Estudo de Impacto Ambiental do Projeto. Mesmo assim, a cultura e tradições dos mais diferentes grupos locais serão sempre respeitadas pelo Consórcio Santa Quitéria, que fará o controle e a gestão do projeto de forma a evitar efeitos sobre as comunidades indígenas ou quilombolas, principalmente em razão da distância entre o projeto e essas áreas.

Saúde e segurança:

O Projeto Santa Quitéria não irá contaminar a qualidade do ar, água e solo da região vizinha ao empreendimento. O Consórcio Santa Quitéria reforça que a saúde dos seus colaboradores e dos grupos populacionais do entorno, assim como o meio ambiente, não serão afetados pela operação do empreendimento. O Projeto Santa Quitéria irá empregar controles eficientes tanto na lavra como no beneficiamento do minério contendo fosfato e urânio, assegurando a proteção de todos.

Materiais em suspensão, principalmente poeira, serão controlados pelo empreendimento a todo o momento, com a adoção de métodos e equipamentos eficientes como: lavadores de gases, filtros de mangas, sistema de despoeiramento das unidades e até mesmo a umectação das vias. Além disso, o Projeto Santa Quitéria, conforme determinam os protocolos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), terá amostradores de poeira dentro das instalações e em comunidades situadas na região do projeto, como uma forma de monitoramento e controle, de modo que as concentrações de elementos na poeira sejam medidas continuamente, permitindo a execução de ações que garantam que os níveis permaneçam seguros durante todo o tempo.

Recursos hídricos:

O Consórcio Santa Quitéria esclarece que não haverá contaminação das águas subterrâneas e superficiais por conta das atividades do Projeto Santa Quitéria. No projeto, não são previstas liberações de líquidos ou quaisquer efluentes das instalações. Todos os líquidos e efluentes serão constantemente reciclados no processo produtivo em circuito fechado. Haverá diversos controles e monitoramentos para assegurar que não haja infiltração de líquidos no subsolo, garantindo assim a preservação da qualidade das águas nas bacias hidrográficas do entorno do empreendimento.

Sobre o volume de água a ser consumido pelo Projeto Santa Quitéria, o Consórcio esclarece que limitará suas atividades industriais ao volume definido pelos órgãos responsáveis. Atualmente, o Consórcio conta com outorga válida por 10 anos, concedida pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH), do Governo do Estado do Ceará.

A disponibilidade dos recursos será viabilizada por meio de uma adutora que será licenciada e construída pelo Governo do Ceará. A adutora também atenderá as localidades de Riacho das Pedras, Morrinhos e Queimadas, que hoje são abastecidas com caminhões-pipa.

Vale ressaltar que, em caso de escassez, a lei prevê prioridade para o abastecimento humano e animal.

Investimentos:

O Projeto Santa Quitéria trará diversos benefícios socioeconômicos para a região. Com um investimento previsto de R$ 2,3 bilhões, o empreendimento possibilitará a criação de postos de trabalho, aumento da massa salarial, contratação de mão de obra local e crescimento da arrecadação de impostos - gerando receitas para os municípios. Além disso, o Projeto irá gerar cerca de 8.400 postos de trabalho diretos e indiretos durante as obras e cerca de 2.800 na fase de operação.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.