Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Corte Interamericana marca julgamento de morte de integrante do MST

Audiência irá ocorrer nos próximos dias 27 e 28

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Corte Interamericana de Direitos Humanos vai realizar, nos próximos dias 27 e 28, as audiências sobre o assassinato do trabalhador rural Antônio Tavares Pereira, ocorrido em 2000.

A ação foi ajuizada pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), Terra de Direitos e Justiça Global e pede que o Estado brasileiro seja responsabilizado pela morte de Pereira e pela agressão de outros 185 integrantes do MST.

Monumento projetado por Oscar Niemeyer em memória à luta pela reforma agrária e ao trabalhador rural Antônio Tavares Pereira, na BR-227, em Campo Largo (PR) - Wellington Lenon/Divulgação

O caso foi levado à Corte pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA).

Pereira morreu atingido por uma bala durante um confronto entre a Polícia Militar do Paraná e integrantes do movimento social, na BR-277, próximo a Curitiba. Um monumento projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em memória à luta pela reforma agrária e a Pereira foi erguido no local.

​O inquérito policial para apurar a morte foi arquivado. A decisão da Justiça Militar baseou-se em parecer do Ministério Público e em laudo pericial que indicou que o tiro disparado pelo PM Joel de Lima Santa Ana ricocheteou no chão antes de atingir Pereira, o que descaracterizaria a intenção de matar.

A ação pede que o Estado brasileiro adote medidas de reparação, além de um plano nacional de reforma agrária e de combate à violência no campo. A audiência ocorrerá na Costa Rica, com transmissão ao vivo pelo canal da Corte IDH no YouTube.

A AGU (Advocacia-Geral da União) diz que o Estado brasileiro será representado por comitiva composta por integrantes da AGU, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e de órgãos do estado do Paraná.

Após a audiência haverá abertura de prazo para alegações finais escritas e, em seguida, a publicação da sentença pela Corte.


SOBRE O PALCO

O ator Expedito Araújo, que atualmente reside em Moçambique, fez uma leitura dramática da peça "Chovem Amores na Rua do Matador", na semana passada, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. A obra foi adaptada para o teatro a partir de conto de Mia Couto e José Eduardo Agualusa. A atriz Iara Jamra e o produtor cultural Celso Curi estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.