Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Sete de setembro convocado por Cássia Kiss é ato espiritual, não político, diz líder

Presidente do Centro Dom Bosco afirma não ver problemas em Eduardo Bolsonaro repostar vídeo da atriz convidando fiéis para ato religioso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Centro Dom Bosco diz que a vigília religiosa organizada pela entidade para o dia 7 de setembro não tem conotação política. Um vídeo em que a atriz Cássia Kis convoca católicos a participaram da reza vem sendo usado como arma política por apoiadores da reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

"A vigília e o Santo Rosário não serão um ato político, mas essencialmente espiritual", diz Pedro Affonseca, presidente do Centro Dom Bosco, ao ser questionado se a entidade apoia a reeleição de Bolsonaro.

A atriz Cássia Kis
A atriz Cássia Kis - Mathilde Missioneiro -10.jan.2020/Folhapress

Ele diz não ver problemas em políticos repostarem o vídeo da atriz convocando os fiéis para a manifestação religiosa, que ocorre na mesma data em que serão realizados atos bolsonaristas pelo país.

Na mensagem, Cássia Kis afirma que o Brasil está em um momento crítico e convida os fiéis a rezarem o Santo Rosário para que Nossa Senhora da Conceição Aparecida livre o país "dos males que o ameaçam". Não há menção a políticos.

Filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) compartilhou o vídeo em suas redes com a seguinte legenda: "Povo sem memória é presa fácil para um mentiroso. Cássia Kis além de resgatar a atuação essencial dos católicos na formação do ocidente, ainda tem um convite especial para você no 7 de setembro, junto com o Centro Dom Bosco."

À coluna, Pedro Affonseca afirma que o Centro Dom Bosco "não vê qualquer problema" em Eduardo Bolsonaro republicar o vídeo. "Da mesma maneira que não veríamos problemas se um outro político fizesse o mesmo", diz.

"Apesar de ser um político, ele também é um cidadão e se limitou a exercer o direito de qualquer cidadão, no sentido de republicar nas redes sociais um vídeo público", afirma.

O ex-secretário de Cultura Mário Frias (PL) também chegou a repostar a mensagem incluindo o seu número de candidato a deputado federal no vídeo. Posteriormente, no entanto, ele o excluiu de suas redes sociais.

Cássia Kis não respondeu às mensagens da coluna ao ser questionada se apoia a reeleição de Bolsonaro.

"A Cássia é uma boa católica e uma amiga querida. Nós a convidamos [a gravar o vídeo] e ela aceitou. O envolvimento dela é bem adequado e conveniente para que o maior número possível de pessoas se una nesse ato de oração e penitência. Quanto mais pessoas se unirem em oração, será melhor para o nosso amado Brasil", diz Affonseca.

Questionado sobre o que seriam os males que ameaçam o país e são citados pela atriz no vídeo, ele diz que "são muitos". "O liberalismo, o comunismo, o materialismo e a cultura da morte (aborto e ideologia de gênero, por exemplo), em geral, dentre inúmeros outros males de ordem material que afetam a nossa nação e que levam grande sofrimento ao nosso povo", afirma.

Affonseca acrescenta que as "eleições marcam sempre um grande momento da vida de uma nação". "De modo que é muito adequado e conveniente que intensifiquemos as nossas orações nesse período tão fundamental e decisivo", diz.

O Centro Dom Bosco é formado por leigos (católicos não ordenados pela Igreja). A entidade conservadora já se manifestou publicamente contra a candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao Governo do Rio de Janeiro, afirmando que o político não merece os votos dos católicos.

Pedro Affonseca diz que ainda não está definido se o centro vai se manifestar de forma institucional sobre candidatos à Presidência. "O fato é que o fiel católico não pode ficar alheio à política e deve se manter sempre coerente com o que a doutrina da Santa Igreja", defende.

A entidade já esteve envolvida em outras polêmicas. Foi autora de pedidos para tirar do ar o Especial de Natal do Porta dos Fundos de 2019 e 2021 —ambos negados pela Justiça.

Também entrou com ação para impedir a ONG Católicas pelo Direito de Decidir de usar o termo católicas no nome. O grupo é a favor da legalização do aborto legal. O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou o pedido da entidade.


ABECEDÁRIO

O cantor e compositor Gilberto Gil recebeu convidados, na noite de terça (30), no lançamento do livro "Todas as Letras", no Sesc Pompeia, em São Paulo.


TELINHA

Os atores Antonio Fagundes, Daniel de Oliveira e Isabél Zuaa lançaram, na noite de terça (30), a minissérie "Independências", da TV Cultura. O evento realizado no Cine Sesc, em São Paulo, contou também com a presença do diretor da produção, Luiz Fernando Carvalho, e do presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.