Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Weintraub diz que 'tchutchuca do centrão' é 'meme do ano' contra Bolsonaro

Ex-ministro da Educação comentou o episódio em um vídeo publicado no YouTube

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub disse que "tchutchuca do centrão" é o "meme do ano" contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

O termo foi usado pelo youtuber Wilker Leão, que abordou o atual chefe do Executivo na quinta-feira (18), na saída do Palácio da Alvorada, em Brasília, chamando-o também de "safado" e "covarde". Bolsonaro foi até ele e tentou impedi-lo de seguir a filmagem. O episódio viralizou nas redes sociais.

0
Abraham Weintraub, então ministro da Educação, durante audiência na Comissão de Educação do Senado Federal - Pedro Ladeira - 11.fev.2020/Folhapress

"Quem estava acostumado a 'mitar', levou a maior 'mitada' do ano. Quem estava acostumado a fazer meme de todo mundo, agora é o alvo do maior meme do ano: 'tchutchuca do centrão'", afirmou.

A frase foi dita em um vídeo publicado no canal do YouTube de Weintraub, que hoje ocupa o cargo de diretor do Banco Mundial, em Washington (EUA) e é rompido com Bolsonaro.

O ex-ministro segue: "Esse cara [Wilkier] já é de direita, tanto é que ele xingou e falou: 'O Lula também é ladrão'. Mas não é porque o Lula também é ladrão que você [Bolsonaro] pode fazer isso que você está fazendo. E aí, arrebentou, porque a verdade é um ácido sulfúrico e escangalha todos esses caras que vivem da mentira".

As imagens do episódio de quinta foram registradas pela TV Globo. Após Bolsonaro tentar impedir a filmagem, integrantes da segurança do presidente afastaram Wilker do mandatário e de seus apoiadores. O chefe do Executivo, então, pediu às pessoas que estavam próximas que não filmassem a situação: "Filma não, filma não", disse.

O presidente Jair Bolsonaro se envolve em confusão após ter sido provocado pelo youtuber Wilker Leão, na saída do Palácio da Alvorada. - Emerson Soares/TV Globo

O caso ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter e até ganhou músicas criadas pelos internautas. A notícia também repercutiu em veículos do mundo todo, com a cobertura tentando traduzir o termo "tchutchuca".

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.