Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ataques com Palocci dividiram campanha de Bolsonaro

Testes em grupos de pesquisa, no entanto, mostraram que ela funcionava para reavivar antipetismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A propaganda de ataques a Lula (PT) usando a delação de Antonio Palocci dividiu inicialmente a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma parte dos estrategistas têm a tese de que candidato que bate muito estaciona nas pesquisas. No caso de Bolsonaro, com um agravante: ele precisa conquistar votos entre as mulheres, que seriam mais refratárias à virulência eleitoral.

O presidente Jair Bolsonaro em evento no Palácio do Planalto - Gabriela Biló-15.ago.22/Folhapress

TOM

A reconquista dos eleitores "arrependidos" de Bolsonaro, outra meta do presidente, também dependeria de ele adotar um tom mais ameno na campanha –o que o mandatário já vem tentando fazer.

FLECHA

Prevaleceu, no entanto, a visão de que é necessário atacar Lula para que a rejeição dele suba, evitando que eleitores recalcitrantes de Ciro Gomes (PDT) e de Simone Tebet (MDB) acabem votando no petista ainda no primeiro turno. O ex-presidente tem hoje 38% de rejeição, contra 53% de Bolsonaro, mostra o Datafolha.

FLECHA 2

Trazer de volta a lembrança de escândalos de corrupção, e ainda explorando a imagem de Palocci, ex-ministro de confiança de Lula, em sua delação reacenderia nos recalcitrantes a resistência ao ex-presidente.

TESTE

A peça de propaganda com Palocci foi testada em grupos de pesquisa em todo o país antes de ser usada. O impacto causado por ela fez com que finalmente fosse ao ar.

TESTE 2

Lula também teve mudanças no tom em parte da sua propaganda eleitoral, intensificando ataques para aumentar a rejeição de Bolsonaro.

ESTANTE

A escritora Mayra S. Mayor recebeu convidados, na terça-feira (13), no lançamento do seu segundo romance, "Meu Mar Te Espera" (editora Jaguatirica). O advogado Luiz Gustavo Bichara e a escritora Renata Belmonte prestigiaram o evento, que ocorreu na Livraria Travessa do shopping Iguatemi, em São Paulo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.