Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Audiovisual critica decisão de Bolsonaro de extinguir contribuição destinada ao setor

Plano de Orçamento para 2023 prevê fim da Condecine

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A proposta do governo de Jair Bolsonaro (PL) de extinguir a Condecine, tributo destinado ao fomento da indústria cinematográfica nacional, pegou o setor audiovisual de surpresa. Profissionais da área ouvidos pela coluna criticaram a medida.

0
Fachada da sede da Ancine, na região central do Rio de Janeiro - Lucas Tavares - 23.out.2019/Folhapress

A maioria das leis de incentivo do audiovisual é bancada pela taxa, depositada por empresas de telecomunicação para financiar o cinema e a produção independente nacional na TV. É da Condecine, por exemplo, de onde vem quase todo o dinheiro do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Ancine (Agência Nacional de Cinema).

O produtor Manoel Rangel, ex-diretor-presidente da agência, afirma que a proposta "é mais uma irresponsabilidade do governo Bolsonaro com as contas públicas, a cultura brasileira e a produção audiovisual" e "uma insanidade dos tecnocratas a serviço do lobby de determinadas empresas".

E segue: "Um governo que tem apenas mais três meses de exercício de mandato não tem o direito de mudar algo que foi construído em anos de atuação pública do país para o desenvolvimento do audiovisual."

O cineasta André Sturm, diretor do cinema Petra Belas Artes, em São Paulo, diz que ficou "chocado" e espera que seja "um engano, porque significa interromper o funcionamento do audiovisual brasileiro".

A extinção da Condecine foi incluída na proposta de Orçamento para 2023. No plano apresentado pelo governo, o fim da contribuição está entre os R$ 80,3 bilhões adicionais previstos em incentivos ou desonerações.

Acabar com a arrecadação representa uma economia de R$ 1,2 bilhão segundo a gestão de Bolsonaro. O item, entretanto, não foi comentado diretamente pelo secretário especial de Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago, durante a coletiva de imprensa na quarta-feira (31).

Agora, a proposta de orçamento para 2023 segue para o Congresso para análise e pode ser vetada.

Esse tipo de arrecadação existe desde os anos 1960, quando o Brasil ainda tinha o Instituto Nacional de Cinema. Ela se desmembrou numa receita institucional da antiga estatal Embrafilme e se tornou um decreto de lei nos anos 1980, já com contribuição das televisões. Em 2000, a contribuição foi retomada com a criação da Ancine e uma gama ainda maior de mercados do setor contribuindo.


PARTITURA

O tenor Jean William recebeu convidados, na noite de quarta (31), no Sesi-SP, para o lançamento do livro "O Resumo da Ópera" (Letramento), que narra sua história de vida. A obra é resultado de mais de três anos de trabalho e 50 entrevistas feitas pelo jornalista Elcio Padovez. A noite contou com concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP com regência do maestro João Carlos Martins.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.