Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Bastidores de debate têm ala bolsonarista esvaziada e críticas a Lula

Evento reuniu de Adrilles Jorge a Mara Gabrilli e Elvis Cezar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi a única ausência no segundo debate entre presidenciáveis destas eleições, que ocorreu no sábado (24), nos estúdios do SBT, em São Paulo.

Nos bastidores da sabatina, o espaço destinado aos convidados do presidente Jair Bolsonaro (PL) estava esvaziado. Apenas o jornalista e candidato a deputado federal Adrilles Jorge (PTB-SP) compareceu.

Adriles Jorge assiste ao debate sozinha na seção de convidados do presidente Jair Bolsonaro (PL)
Adrilles Jorge assiste ao debate sozinha na seção de convidados do presidente Jair Bolsonaro (PL) - Greg Salibian/Folhapress

Bolsonaristas como o ex-ministro Ricardo Salles (PL) e o ex-presidente da Fundação Palmares Sérgio Camargo (PL) não foram ao evento —os dois compareceram ao primeiro debate entre presidenciáveis, no mês passado, com presença do petista.

"A falta do Lula traz uma questão de água na fervura do debate. Acho que a ausência de um embate entre as duas figuras que fazem a polarização da política brasileira faz com que as pessoas não tenham tanto interesse assim [na sabatina]", afirmou Adrilles.

Ele disse ainda que o candidato do PT "está no salto alto" por não ter ido ao debate.

Já o candidato a deputado federal Antonio Neto, presidente do PDT em São Paulo, avaliou que no final da campanha "muitos estão preocupados com o seu umbigo".

Ele criticou a ausência de Lula: "Acho uma pena, num momento tão grave do Brasil, um candidato não querer se apresentar à população". E seguiu: "Ou é soberba, que infelizmente eles [PT] têm muito, ou é efetivamente medo do confronto".

Sentado próximo a Antonio Neto, o candidato ao Governo de São Paulo pelo PDT, Elvis Cezar, também reprovou a postura de Lula. Ele ainda rechaçou a narrativa de que Ciro Gomes (PDT) esteja servindo de cabo eleitoral de Jair Bolsonaro com os ataques que tem feito ao candidato do PT.

"Essa ideia é inadequada e descabida. O Ciro coloca as convicções dele livremente, do modo que tem que se comportar um candidato à Presidência da República", segue Elvis Cezar.

Também passaram por lá a candidata a vice na chapa de Simone Tebet (MDB), Mara Gabrilli (PSDB), a secretária municipal de Cultura de São Paulo, Aline Torres, e o presidente do SBT, José Roberto Maciel.

O debate deste sábado (24) foi organizado em pool por SBT, CNN Brasil, O Estado de S. Paulo, Terra, Veja e as rádios Eldorado e Nova Brasil.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.