Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Campanha de Lula não vetou bolsonaristas em jantar de empresários

Assessoria do ex-presidente foi informada com antecedência da lista de convidados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A assessoria do ex-presidente Lula (PT) foi informada com antecedência da lista de convidados para o jantar do petista com empresários, na terça (27). Apesar da presença de diversos bolsonaristas, a decisão foi de não vetar nome algum no evento.

Empresários se reúnem na casa do presidente do grupo Esfera Brasil, João Camargo, para jantar com Lula (PT), em São Paulo - Arquivo pessoal

PORTA ABERTA

No entendimento de Lula, era preciso "furar a bolha" e conversar justamente com quem diverge dele. Segundo interlocutores do ex-presidente, o desafio do PT não é apenas vencer as eleições —mas também governar um país que, segundo ele, está "no buraco". Para isso, seria necessário um diálogo amplo com diferentes segmentos da sociedade. Mesmo os refratários a Lula.

PORTA 2

Nem mesmo os integrantes do Brasil Paralelo, produtora de vídeos conservadores que não estão no mesmo patamar de representantes do PIB que estavam na lista do grupo Esfera Brasil, que organizou o encontro, foram excluídos.

FORA DA CURVA

A presença dos produtores destoava da plateia formada por alguns dos maiores empresários do país —entre eles, Rubens Ometto, da Cosan, Abilio Diniz, do Carrefour, André Esteves, do BTG, e Luiz Trabuco, do Bradesco, além dos presidentes da Fiesp, Josué Gomes, e da Febraban, Isaac Sidney. Mesmo assim, a presença deles foi liberada.

PELAS COSTAS

No jantar, os produtores da Brasil Paralelo aplaudiram falas de Lula. No dia seguinte, divulgaram uma live dizendo que o petista já tinha comandado o "maior esquema de corrupção da história".


À MESA

O ex-presidente do Banco Central e ex-ministro Henrique Meirelles foi recebido por empresários durante um jantar no restaurante Carat, em São Paulo, na terça-feira (27). O ator Luigi Baricelli e o empresário Vinícius Trapani estiveram lá. O sócio do Habib’s Nei Jorge Feniar também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.