Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Lula pede diálogo 'sem hipocrisia' ao PIB em encontro mais disputado que o de Bolsonaro

Reunião está sendo organizada pelo grupo Esfera Brasil e pelo Prerrogativas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O jantar do Esfera Brasil em torno do ex-presidente Lula (PT) conseguiu reunir um maior número de empresários peso-pesados que o do encontro que o mesmo grupo fez com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Eu preciso de vocês para acabar com a miséria do Brasil", disse Lula numa ante-sala do evento a alguns dos banqueiros e empresários. "Ela não é um problema só meu", seguiu.

O ex-presidente afirmou também que a eleição ainda não está ganha, e que foi à reunião justamente para conquistar o voto dos presentes. Ele foi aplaudido em vários momentos.

Empresários se reúnem na casa do presidente do grupo Esfera Brasil, João Camargo, para jantar com Lula (PT), em São Paulo
Os empresários Michael Klein, das Casas Bahia, o banqueiro André Esteves, do BTG, e Abilio Diniz, do Carrefour, se reúnem na casa do presidente do grupo Esfera Brasil, João Camargo, para jantar com Lula (PT), em São Paulo - Arquivo Pessoal

O petista disse ainda que de nada adiantaria ir ao encontro e falar "meia dúzia de palavras". Pediu um diálogo "sem hipocrisia" aos empresários, e afirmou ser necessário que eles dissessem claramente o que têm a propor para tirar o Brasil "do buraco".

Lula ainda sofre resistência de parte do empresariado, e a reunião foi organizada para que ele pudesse estabelecer o diálogo interditado com muitos deles.

O encontro foi realizado na casa de João Carlos Camargo, presidente do grupo Esfera Brasil, e reuniu os empresários Rubens Ometto, da Cosan, Fabio Ermírio de Moraes, do grupo Votorantim, o presidente da Fiesp, Josué Gomes, o presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Isaac Sidney, o presidente do conselho de administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, o banqueiro André Esteves, do BTG, Benjamin Steinbruch, da CSN, Abilio Diniz, do Carrefour, Flávio Rocha, da Riachuelo, Michael Klein, das Casas Bahia, Dan Ioschpe, do grupo Iochpe-Maxion, o advogado Nelson Wilians e Cândido Pinheiro, da Hapvida.

Alguns deles também participaram da conversa com Bolsonaro, mas Josué, Ometto e Abilio, por exemplo, não estavam no encontro com o presidente.

A reunião foi organizada pelo Esfera e pelo advogado Marco Aurélio de Carvalho, do Prerrogativas, grupo que coordenou também encontros de Lula com empresários da construção civil e personalidades da área jurídica. Os empresários e banqueiros foram convidados a deixar seus celulares em envelopes para preservar a intimidade da conversa. Nem todos atenderam ao pedido.

O ex-presidente Lula (PT) afirmou aos presentes que decidiu procurar o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) para convidá-lo a se candidatar a vice-presidente em sua chapa como forma de "dar o exemplo" e mostrar que não guardava mágoas severas pelo fato de ter sido preso em 2018.

"Porque disseram que o Lula saiu da cadeia raivoso. Pergunta para o André como é sair da cadeia", afirmou o petista, referindo-se ao banqueiro André Esteves, do BTG, que participa do encontro.

Como Lula, Esteves, uma das figuras mais emblemáticas do setor financeiro do país, também foi detido na Operação Lava Jato, em 2015. Ele era acusado de integrar uma organização criminosa formada por parlamentares do MDB e foi detido sob a acusação de tentar atrapalhar as investigações.

O inquérito contra o banqueiro foi arquivado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em dezembro de 2018.

Lula chegou com Janja e está acompanhado também do candidato a vice, Geraldo Alckmin. Ele levou à reunião também a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffman (PR), o presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, os deputados federais Alexandre Padilha e Emídio de Souza, e o economista Gabriel Gallípolo.

Empresários se reúnem na casa do presidente do grupo Esfera Brasil, João Camargo, para jantar com Lula (PT), em São Paulo - Arquivo pessoal

CAPA

A apresentadora Angélica é capa da revista Marie Claire de outubro
A apresentadora Angélica é capa da revista Marie Claire de outubro - Nana Moraes/Divulgação

A apresentadora Angélica será a capa da edição de outubro da revista Marie Claire. Casada com Luciano Huck, que chegou a cogitar concorrer à eleição presidencial em 2018, ela falou à publicação sobre suas pautas para o pleito deste ano. "Minha posição hoje é a democracia. Alguém que cuide, que se preocupe com a nossa floresta. Alguém que fale de amor e não de ódio, que se preocupe com a saúde mental das pessoas", diz. Leia mais aqui.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.