Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

João Gomes mantém show no Maranhão após ser barrado por xingar Bolsonaro

Sindicato Rural da cidade de Imperatriz negou espaço para apresentação por cantor 'tratar mal a figura do presidente'; performance será feita na AABB

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O show de João Gomes em Imperatriz, no sul do Maranhão, no dia 29 de outubro, está mantido. Dúvidas sobre a apresentação do cantor na cidade surgiram após o Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) negar sua arena para a performance por causa de manifestações de João Gomes contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Gravação do DVD de João Gomes em Recife - 17.ago.2022/Divulgação

Em nota, os escritórios Top Eventos e Tapajós Produções, responsáveis pelo gerenciamento da carreira de João Gomes, disseram que o show será realizado agora na sede da AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil) de Imperatriz. Eles também repudiaram o posicionamento do Sindicato. "Não concordamos com nenhuma retaliação contra a cultura no nosso país, independentemente de partido político ou candidato", disseram.

O Sinrural causou polêmica ao argumentar que recusou o show por causa do posicionamento de Gomes contra Bolsonaro (PL). No Rock in Rio, o cantor puxou gritos contra o político —posteriormente, ele se desculpou pela ação.

"Nós negamos [ceder o espaço] em virtude do comportamento dele de tratar mal a figura do nosso presidente Bolsonaro. Ele [João Gomes] não é bem-vindo aqui dentro do nosso Parque de Exposições", disse o presidente da entidade, Luis Afonso Danda, em vídeo que viralizou nas redes sociais. "A nossa bandeira é verde e amarela", completou outro integrante do sindicato.

Diante do posicionamento da entidade, o presidente da AABB, Elton Gomes, veio a público, na segunda (12), para oferecer seu espaço gratuitamente para o show. "Não concordamos com nenhuma retaliação contra a cultura, independentemente se o João Gomes votar no Lula [PT], no Bolsonaro [PL], no Ciro [PDT] ou em qualquer outro candidato. Receberemos ele, de braços abertos", afirmou.

Em conversa com Elton Gomes na tarde desta terça (13), ficou acertado que a apresentação será realizada na AABB. Além disso, os organizadores acrescentaram que o show terá uma novidade: a cada ingresso comprado, um quilo de alimento será doado para uma instituição que atende idosos carentes em Imperatriz.

A apresentação vinha sendo anunciada há meses e faz parte de um festival de piseiro, que conta também com a performance dos cantores Vitor Fernandes e Tarcísio do Acordeon. Com a recusa do Sinrural em receber João Gomes, todo o festival foi transferido do Parque de Exposições para a sede da AABB.

Responsável pela produção da apresentação, Rodrigo Brasmar, da Imperial Promoções, se revoltou com o posicionamento do Sindicato. "A intolerância dos diretores do Sinrural em relação ao show do João Gomes que aconteceria no Parque de Exposições deixa claro o porquê de Imperatriz ainda não ter a relevância que merece no cenário nacional", afirmou ele nas redes sociais.

O cantor João Gomes se apresentou pela primeira vez no Rock in Rio, na madrugada de segunda (5), em um espaço restrito no festival. Na ocasião, ele puxou um coro contra Bolsonaro.

Mais tarde, o artista se desculpou. "Errei e desrespeitei alguns fãs… não apoio qualquer bandeira, mas fui irresponsável. Queria pedir desculpas por citar um nome que jamais poderia citar. Errei. E peço muitas desculpas. Peço desculpas… sou um eterno aprendiz", escreveu o cantor no Twitter.

À coluna, o presidente do Sinrural, Luis Afonso Danda, disse que a negativa não foi por um posicionamento ideológico, mas por se tratar do presidente do país. "Os meus 600 associados são todos do agronegócio. Não gostaríamos de ter o presidente xingado no nosso palco. É só isso. Nada com ideologia política, mas é que se trata do presidente da República", afirmou.

"Quando o governador do Maranhão era o Flávio Dino, que era do Partido Comunista [PC do B], nós sempre convivemos bem", completou ele.

Leia a nota na íntegra:

"A Top Eventos e Tapajós Produções, escritórios que gerenciam a carreira do cantor João Gomes, vêm a público manifestar sobre um vídeo que está circulando hoje nas redes sociais com a diretoria do Sindicato Rural de Imperatriz (MA) impossibilitando o festival PIZRO, que aconteceria dia 29 de outubro, no Parque de Exposições. Em conversa com Elton Gomes, presidente da AABB de Imperatriz, que humildemente nos cedeu o espaço, informamos que o show vai acontecer, sim! O maior festival do PIZRO do Brasil será na AABB com João Gomes, Tarcisio do Acordeon e Vitor Fernandes e o melhor: será doado 1kg de alimento para cada ingresso vendido.

Os mantimentos vão ser entregues para a Associação Pro Idosos de Imperatriz. Fazendo das palavras do Elton, as nossas, não concordamos com nenhuma retaliação contra a cultura no nosso país, independentemente de partido politico ou candidato. Certos de contarmos com a parceria de toda população de Imperatriz e região, faremos uma festa linda, como todos os grandes eventos em que o PIZRO têm realizado em todas as regiões do Brasil."


PALCO

O ator Fulvio Stefanini compareceu à estreia da peça "Gaslight: Uma Relação Tóxica", realizada no teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, na segunda-feira (12). A atriz Kéfera Buchmann integra o elenco do espetáculo, que tem tradução e adaptação assinadas por Jô Soares e Matinas Suzuki Júnior.

TERCEIRO SINAL

E na segunda-feira ocorreu na capital paulista a estreia para convidados do musical "Ney Matogrosso: Homem com H", dirigido por Fernanda Chamma e Marilia Toledo. O jornalista e apresentador Pedro Bial e a atriz Martha Nowill compareceram. Na peça, Ney é interpretado pelo ator Renan Mattos.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.