Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça Eleitoral reconhece ausência de justa causa em denúncia anônima contra Haddad

Ministério Público Eleitoral já havia reconhecido que não havia elementos que indicassem envolvimento do agora candidato do Governo de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Justiça Eleitoral de São Paulo concedeu nesta sexta-feira (2) habeas corpus para trancar uma investigação criminal contra o ex-prefeito e pré-candidato ao Governo de São Paulo Fernando Haddad (PT).

Fernando Haddad (PT) concede entrevista durante agenda de campanha em Cotia (SP) - Bruno Santos - 31.ago.2022/Folhapress

Segundo a denúncia, feita de forma anônima, servidores comissionados da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) teriam sido "intimados a ajudar" nas campanhas de Haddad à Prefeitura de São Paulo e do então candidato a Assembleia Legislativa de São Paulo Simão Pedro Chiovetti, em 2012.

O Ministério Público Eleitoral já havia reconhecido que não havia elementos que indicassem envolvimento de Haddad e requereu o arquivamento da investigação.

Agora, a 1ª Zona Eleitoral de São Paulo reconheceu a ausência de justa causa da investigação, o que resultou no trancamento da investigação policial que perdurava por mais de cinco anos.

A defesa de Fernando Haddad foi feita pelos advogados Pierpaolo Bottini e Tiago Rocha, do escritório Bottini & Tamasauskas Advogados.

Segundo eles, a decisão do juiz eleitoral "é irretocável e, mais uma vez, reconhece que investigações policiais lastreadas em denúncias anônimas e relatos de delatores premiados devem ser corroboradas por provas independentes".

E seguem: "Ainda que após cinco anos, o reconhecimento da ausência do suposto delito no pleito de 2012 é de extrema importância".

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.